Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tumores ósseos


O tumor ósseo é um nódulo ou uma massa que se forma num osso quando células se dividem de forma incontrolável.

Alguns tumores ósseos nascem no osso e são ditos primários; outros se originam em outras partes do organismo e se espalham para o osso, o que se denomina de metástases ósseas.

Progressivamente, os tumores substituem o tecido ósseo normal pelas células malignas, enfraquecendo os ossos e levando a fraturas patológicas. A maioria dos tumores ósseos é benigna e localizada.

Os tumores ósseos primários malignos podem levar a metástases à distância, em outros ossos ou em outros órgãos, através do sangue ou do sistema linfático.

Os tumores ósseos podem ser benignos (osteocondromas, encondromas, fibromas condromixoides, osteomas osteoides, tumor de células gigantes, condroblastomas) ou malignos (osteossarcomas, tumores de Ewing, condrossarcomas, mielomas múltiplos, plasmocitomas, metástases ósseas), originários do próprio osso ou de órgãos à distância e estabelecidos neles como metástases.

Na medula do osso também podem ocorrer tumores de comportamentos diferentes, que podem simular tumor ósseo primário, mas que, na verdade, são cânceres das células do sangue, os quais são produzidos dentro da medula óssea. Os tumores metastáticos no tecido ósseo podem provir de outros órgãos como mama, próstata, rim e intestino, dentre outros.

Os tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são:

•Mieloma múltiplo: é um tumor maligno da medula óssea. É o tumor primário mais comum do osso. A maioria dos casos atinge pacientes com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos e qualquer osso pode ser acometido.

•Osteossarcoma: é o segundo tumor ósseo mais comum, mas é um tumor raro. A maioria dos casos ocorre em adolescentes.

•Sarcoma de Ewing: é mais comum entre os cinco e os 20 anos de idade.

•Condrossarcoma: ocorre mais comumente em pacientes entre 40 e 70 anos de idade.

Os tumores ósseos primários têm causa desconhecida. As causas dos tumores metastáticos dependem de seus órgãos de origem.

Alguns pacientes não têm quaisquer sintomas e apenas percebem uma massa indolor. Quando há sintomas, a dor é o sintoma mais frequente dos tumores ósseos.

É uma dor, intensa e contínua que pode ocorrer em qualquer período do dia, mas que predomina à noite.

Certo número de tumores ósseos geram lesões que enfraquecem o osso e levam a microfraturas ou verdadeiras fraturas que se dão espontaneamente ou ante um traumatismo mínimo e que pioram a dor.

Quando a massa tumoral é próxima a uma articulação, pode provocar diminuição ou bloqueio de movimentos e, se comprime estruturas vizinhas, pode gerar os sintomas correspondentes.

A febre pode partir do tumor em si ou de uma osteomielite (inflamação do osso) superveniente.

Da mesma forma, a íngua (linfonodo crescido) também pode estar relacionada ao processo inflamatório, bem como à disseminação do tumor ósseo.

Nenhum comentário: