Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Psoríase: novo tratamento


O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para o tratamento da psoríase em placas, o Stelara (ustekinumab). A nova medicação é um produto biológico para uso em adultos com psoríase moderada ou severa.

A psoríase em placas é uma doença do sistema imunológico que resulta em produção rápida de células da pele. Ela é caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas, bem limitadas e de evolução crônica.

Stelara é um anticorpo monoclonal produzido em laboratório que mimetiza o trabalho dos anticorpos produzidos naturalmente pelo sistema imunológico. O medicamento trata a psoríase bloqueando a ação de duas proteínas que contribuem para o aumento na produção de células da pele e para a inflamação.

Três estudos com 2.266 pacientes avaliaram a segurança e a efetividade do medicamento.

Uma vez que o Stelara reduz a habilidade do sistema imune lutar contra infecções, há um risco maior de desenvolver infecções. Algumas infecções sérias foram relatadas em pacientes em uso do novo medicamento, por vezes ligando-as à necessidade de hospitalização. Estas infecções podem ser causadas por fungos, vírus ou bactérias que se espalharam pelo corpo. Também pode haver um risco maior de desenvolver câncer.

O FDA está exigindo uma avaliação de risco e estratégia de atenuação para o Stelara que inclui um plano de comunicação direcionado a profissionais de saúde e uma orientação sobre o medicamento aos pacientes.

Fonte: FDA

Nenhum comentário: