Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nistagmo: o que é isso?


Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens.

Como acontecimento fisiológico, o nistagmo é um reflexo que ocorre durante a rotação da cabeça, para estabilizar a imagem. Ou seja, a cabeça gira, mas os olhos não. O reflexo é dividido em duas fases, uma lenta e outra rápida.

A fase lenta visa compensar a rotação da cabeça e a fase rápida tem a função de reposicionar o movimento, porque caso contrário o olho atingiria a borda da órbita e se manteria lá enquanto durasse o movimento rotacional da cabeça.

Esta fase é comandada pelo sistema vestibular (veja imagem abaixo) e a fase rápida pelo tronco cerebral (mais abaixo). O nistagmo patológico ocorre quando os movimentos ocorrem mesmo se a cabeça está parada.



Quanto à direção do movimento dos olhos no nistagmo patológico, uma irritação do labirinto esquerdo produz movimentos lentos para a direita e movimentos rápidos para esquerda.

Na alteração do labirinto direito as coisas se passam do mesmo modo, em sentido inverso.

Os nistagmos são claramente percebidos pelas pessoas, embora em casos leves não sejam sentidos pela própria pessoa que os tem.

O nistagmo normal é simplesmente o reflexo que ajusta os olhos para a visão, mas em casos patológicos ele pode prejudicar a fixação e a eficiência visual, especialmente para visão à distância.

No caso de patologias, os olhos se movem primeiro na direção do lado lesionado (fase lenta do nistagmo) e em seguida faz uma rápida correção (fase rápida do nistagmo) para o lado oposto.

O nistagmo pode ser causado pelo uso de certos medicamentos, excesso de álcool, deficiência de vitamina B12, ferimentos na cabeça, labirintites, maculopatias (lesões da mácula, parte central da retina), albinismo e patologias neurológicas, entre outras causas.

Existe também um nistagmo congênito, geralmente brando e não percebido pela própria pessoa, que pode ter causas num defeito do olho ou na comunicação entre o olho e o cérebro.

Nenhum comentário: