Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Hematúria


Hematúria é a perda de sangue pela urina.

Normalmente há a presença de algum sangue na urina, mas em muito pequena quantidade.

Diz-se que há hematúria quando se constata a presença de cinco ou mais hemácias por campo da análise microscópica do sedimento urinário, confirmada em pelo menos duas amostras de urina.

Diz-se, também, que a hematúria é macroscópica quando há perda visível de grande quantidade de sangue pela urina, o que confere a ela uma coloração avermelhada clara (cor de caldo de carne) ou marrom (cor de coca-cola), quando o sangramento for intenso.

Alguns alimentos, como beterraba, páprica e ruibarbo e algumas medicações podem alterar a cor da urina e dar uma falsa impressão de hematúria.

Ela é microscópica quando apenas há perda de pequena quantidade de sangue, não havendo alteração da cor da urina. A hematúria microscópica só pode ser diagnosticada por uma análise feita ao microscópio.

A hematúria é um sinal que não pode ser ignorado, porque tanto pode dever-se a algo simples e fisiológico, como um exercício físico mais intenso, como a algo grave, como um tumor, por exemplo.

Em geral, a hematúria sinaliza alguma doença dos rins ou do trato urinário, mas também pode dever-se a uma causa extra-urinária, como uma doença hematológica ou metabólica, por exemplo.

Nenhum comentário: