Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Entorse de tornozelo


A torção (ou entorse) do tornozelo pode provocar uma situação em que os ligamentos do tornozelo são alongados, as articulações são forçadas e as estruturas que envolvem toda a região, como as fácias, são submetidas a tensões extraordinãrias e quando o pé gira para dentro, podendo até se romper parcial ou totalmente.

Mas, o mecanismo pode ser inverso, com a torsão da região para fora, também, embora naturalmente mais raro...

De qualquer modo, as estruturas "moles" que envolvem os ossos do tornozêlo podem ser afetadas em variados graus, na dependência da extensão do entorse.

A torção no tornozelo pode ocorrer quando se “pisa em falso” num buraco ou degrau, ou então durante a prática de um esporte, quando, por um desequilíbrio, o pé pisa mal no chão.

Outra causa comum da torção do tornozelo são os saltos muito altos, quando se quebram ou quando se “cai” deles.

Esse efeito fica potencializado quando a pessoa tem uma causa qualquer de enfraquecimento dessa articulação.

Também é intensificado quando o paciente é obeso e sobrecarrega a região com o peso extra durante o entorse.

Geralmente as torções de tornozelo se resolvem por si mesmas, em alguns dias.

Podem ser utilizados analgésicos para aliviar as dores.

Deve-se suspender as atividades físicas e evitar-se apoiar o pé no chão, o qual deve ser mantido para cima, o maior tempo possível.

Pode-se aplicar gelo no local, na fase inicial do problema, para reduzir o processo inflamatório decorrente do estresse provocado nos tecidos.

A necessidade ou não de se imobilizar o tornozelo deve ser decidida pelo médico.

No tratamento, a fisioterapia pode ajudar para que a mobilidade e a força normal do tornozelo sejam recuperadas mais rapidamente.

A cirurgia apenas é indicada em casos muito graves e na dependência da extensão de lesões devidas ao trauma.

42 comentários:

eliana disse...

Bom Dia !!!!

Tive um entorse grau 3, Ruptura completa do ligamento talo-fibular anterior, já se passou um ano e continuo com muita dor instabilidade , o medico tentou primeiro uma tratamento conservador para ver se resolvia, mas ele disse que sera necessário uma cirurgia de reconstrução ligamento ,o tipo de cirurgia que sera realizado se chama brostrom , queria saber como é feito esse tipo de cirurgia e se a recuperação e dolorosa e qual tempo de recuperação , e se fazendo a cirurgia voltarei a poder praticar meus esportes sem sentir dor e nem a impressão que virarei novamente o tornozelo e qual as vantagem eu fazendo a cirurgia !!


atenciosamente Eliana

Carlos Alberto Rey disse...

Pelo seu relato seu quadro é cirúrgico desde o momento da lesão. Eu não adiaria mais, se fosse em meu tornozêlo!
Quanto à possibilidade de voltar à prática de esportes, depende de muitos fatores e não tenho como lhe responder, infelizmente.

Anônimo disse...

Torci o tornozelo há cinco meses, passei dois dias com uma bota de gesso e tirei por conta própria, não cumpri o tratamento que me foi passado, voltei a correr uma semana depois da lesão. Desde então sinto uma sensação de fraqueza muscular, quando corro, parece que o pé vai falsear. Não fiz ressonância, para saber se era ligamentar, apenas raio x, onde foi constatado que não havia fratura. Enfim, o que me preocupa é que essa sensação de fraqueza que após cinco meses não melhora. Não tenho grandes dores, somente uma dorzinha no final do dia ou após o exercício. Alguma dica de tratamento?

Carlos Alberto Rey disse...

Recomendo que você procure um ortopedista. Não há tratamento sem avaliação física.

Anônimo disse...

Dr Carlos , por gentileza

Dia 06deste mes fiz cirurgia no tornozelo para colocacao de pinos.Fraturei a tibia e o fibula.foram feito duas cirurgias de dentro e da parte de fora do tornozelo.Estou com tala gessada e em repouso sem colocar o pe no chao.
Normalmente quando e feita a retirada davtala? E o inicio da fisioterapia? Grat

Carlos Alberto Rey disse...

A recuperação total costuma demorar 6 meses, mas a retirada da imobilização fica em torno de 45 a 60 dias, dependendo de cada caso. A fisioterapia começa em seguida.

Sonia disse...

Dr boa noite
Sofri uma fratura bimaleolar e foi feito cirurgia agora dia 6 para colocacao de pinos e parafusos,.
hoje foi feito raio x e constatou que um dos parafusos afrouxou. O medico me disse que pode ser que tenha colocado o pe em esforco ou outro tipo de choque. Autorizou nova tala gessada e voltar daqui 23dias para comecar usar robofoot
esse parafuso frouxo pode atrapalhar minha recuperacao? Fraturei a tibia e a fibula. Grata abs

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente, pode atrapalhar, sim. Mas nada tão grave. Basta ter ainda mais cuidado daqui em diante!

Sonia disse...

Obrigada pela atencao. Tomarei cuidado sim . Tudo de bom!abs

Sonia disse...

Obrigada pela atencao . Tomarei cuidado som!tudo de bom
Abs

Anônimo disse...

Dr bom dia
Operei meu tornozelo dos dois lados ha 4 semanas e foi posto pinos e parafusos.Estou com muita dor na parte de cima do meu pé só de tocar bem de leve já dói.
Obs: estou com tala com gesso ainda.É normal essa dor ,essa sensibilidade na parte superior do pè? Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Não. Se você operou há quatro semanas, não é normal que tenha dores tão intensas. Melhor procurar seu ortopedista!

Anônimo disse...

Dr Carlos, por gentileza

Fiz cirurgia no tornozelo há mais de 40dias e meu médico no retorno no dia 18 agora autorizou a pisar no chão com a bota robofoot ,mas com a muleta .Doutor , como fiquei mais de 40 dias com tala de gesso , meu pé ficou na posiçao equina , e por causa disso ele não está encaixando corretamente no fundo da bota, mesmo forçando o pé para que fique 90 graus na bota. Sinto meu tornozelo solto e por isso estou com medo de pisar no chão.O parafuso de sindesmose vai ser retirado daqui uns 20dias e ele ainda não deu fisio.Que faço? Piso assim mesmo? Háq algum perigo em forçar aos poucos o pé dentro da bota? Obrigad

Carlos Alberto Rey disse...

Melhor retornar ao seu ortopedista e pedir para ele avaliar, embora seja absolutamente normal algum grau de atrofia muscular e tendínea por falta de atividade das estrutudas periarticulares durante a imobilização, gerando insegurança na recuperação.

Anônimo disse...

doutor Carlos,

Passei por cirurgia no meu tornozelo direito no lado de dentro e de fora para fixação de pinos e paraf. de sindesmose há umas 5 semanas. O médico já autorizou a robofoot e pisar com muleta e que daqui alguns dias será retirado o parafuso sindesmose. Estou preocupada pois ele ainda não autorizou fisioterapia e meu tornozelo está cada vez mais atrofiando. Gostaria muito de sua opinião:
Será que posso diariamente ir colocando meu pé numa bacia com agua quente e ir levantando e abaixando ele bem devagar , só para não ficar mais travado , até o dia da fisioterapia? Obrigada doutor

Carlos Alberto Rey disse...

Melhor retornar ao seu ortopedista e pedir para ele avaliar, embora seja absolutamente normal algum grau de atrofia muscular e tendínea por falta de atividade das estrutudas periarticulares durante a imobilização, gerando insegurança na recuperação.
É possível, sim, colocar o pé em água morna para aliviar o incômodo causado pela imobilização prolongada.

Anônimo disse...

Dr Carlos boa tarde

Meu tornozelo foi operado para colocar pinos e um parafuso de sindesmose oor motivo de uma fratura bimaleolar . É obrigatória a retirada desse parafuso de sindesmose ou ele pode permanecer para sempre no totnozelo? Grat

Carlos Alberto Rey disse...

Depende de uma série de fatores, como sua idade, o tipo de fratura, qual o comprometimento das estruturas articulares e peri-articulares, do tempo de cicatrização.
Habitualmente, tais próteses são de longa permanência.

Sonia disse...

Doutor,
Depois da cirurgia de tornozelo por motivo de uma fratura, usei tala gessada por mais de um mes com o pé na posição equino.Não sei se foi por causa da imobilização meu pé travou nessa posição e não consigo colocar o calcanhar no chão .Estou muito preocupada.a fisioterapia dá jeito nisso? Ficou assim depois do gesso.grata

Carlos Alberto Rey disse...

É neecssária uma análise radiográfica para tentar entender a causa real de manter o pé em posição chamada equínea e saber qual procedimento tomar.
Sugiro consulta com ortopedista para avaliação e conduta em seu caso.

Anônimo disse...

Dr Carlos , boa tarde

Por favor , há uma semana foi retirado o parafuso de sindesmose do meu tornozelo . Agora , tenho observado que ao colocar meu pé para baixo , ele fica muito vermelho , e volta ao normal quando o coloco numa posição mais alta. Estou preocupada . È normal isso? Quanto tempo leva para melhorar? Vou fazer fisioterapia daqui uns dias . Muito Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

É normal: você passou por uma cirurgia que agride os tecidos do corpo e ele precisa de um tempo para se recompor. Mas tenha certeza de que a fisioterapia irá ajudar muito em sua recuperação, que costuma demorar alguns meses para que seja plena.

Anônimo disse...

Dr ,
Fiz cirurgia meu tornozelo há mais de 60 dias onde foi colocado parafusos e placa. Devido muito tempo imoblizado , meu pé ficou muito travado. Hoje foi minha segunda sessão de fisioterapia. É normal já no segundo dia forçar o pé com toda força para frente e para trás , o que ocasiona muita dor?

Carlos Alberto Rey disse...

Pode ser normal, mas é sempre bom que o seu ortopedista faça uma avaliação.

Anônimo disse...

Dr Carlos,

Fiz cirurgia tornozelo e foi colocado pinos e uma placa isso há 3 meses e fiquei imobilizada quase 50 dias. Agora estou pisando com o pé com muleta para carga parcial . Estou com a panturrilha e a perna muito flácidas , sem massa muscular .A minha maior preocupação é quando piso , meu pé fica muito vermelho! A fisioterapia resolve isso?

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, a fisioterapia e o tempo devem ajudar em sua recuperação!

Anônimo disse...

Dr Carlos...
Tive uma entorse de 2 grau, imobilizei , usando bota gessada , fiz todo o tratamento, menos a fisioterapia, mais meu pe começou a inchar , e por mais medicaçao que eu tome e passe tempo com o pé levantado, se eu pisar no chão sinto dor e o inchaço não diminui.Passei por um ortopedista que solicitou que eu ficasse em repouso durante cinco dias e passou medicação. e que eu teria que voltar, para que meu caso fosse analisado, mais o que le iria adiantar é que minha recuperaçao seria muito lenta.Oque estar acontecendo?

Grata





Carlos Alberto Rey disse...

Só é possível dizer algo examinando seu pé. Exames complementares, como ressonância magnética estão mais que indicados neste caso.

Anônimo disse...

DR Carlos,

Em outubro de 2013 passei por uma cirurgia tornozelo para colocação de placa e parafusos , devido fratura bimaleolar. Já tive alta médica , e o médico me disse que se eu quiser , retornar em setembro para retirada da placa e parafusos? È aconselhável retirá-los ou ficar com eles até o fim da vida ? Grata Maria

Carlos Alberto Rey disse...

Depende de uma pequena série de fatores: qualidade do material implantado, aspectos estéticos e a apresentação ou não de rejeição ao material.
Há também de se avaliar eventual possibilidade de que exista risco de infecção no local da implantação da prótese (sim, isso é uma prótese).

Sonia disse...

Dr Carlos boa noite!

Surgiu uma fibrose abaixo da cicatriz de um dos maléolos , após cirurgia no meu tornozelo para colocação de placas e parafusos devido uma fratura bimaleolar. Existe tratamento para diminuir essa fibrose?

Carlos Alberto Rey disse...

Existem vários: fisioterapia, acupuntura, infiltração, homeopatia...

Sonia disse...

Dr Carlos,
Há 11 meses passei por uma cirurgia meu tornozelo direito devido fratura bimaleolar. Fiquei quase 5 meses sem apoiar totalmente o pé cirurgiado no chão , sobrecarregando o esquerdo. De uns 20 dias para cá comecei a sentir uma dorzinha enjoada no maléolo externo e no osso um pouco acima dele no pé são(esquerdo) o que pode ser isso ? Foi porque esforcei muito esse pé?

Carlos Alberto Rey disse...

Há tantas possibilidades para sua dor... Melhor que você seja examinada por seu médico, para que ele possa lhe dar um parecer correto.
Mas, a princípio, áreas submetidas a cirurgia são mais sensíveis e não deveriam ser submetidas a estresses mais intensos.

Unknown disse...

Dr,

Fiz uma cirurgia no tornozelo dia 30/09 hoje já faz 44 dias, comecei a fisioterapia dia 07/11 autorizada pelo meu ortopedista, 4 dias de fisioterapia e já minha fisioterapeuta já me autorizou a tirar as muletas, estou sentindo poucas dores mas não chega a incomodar na hora de andar, isso é normal ou não teria que sentir nenhuma dor?
grato,

Carlos Alberto Rey disse...

É normal: você passará por um período de readaptação de algumas semanas. Deve se submeter à fisioterapia, se possível, para uma recuperação mais rápida.

Unknown disse...

Dr
Quebrei meu tornozelo mas rompeu meus ligamentos, fiz cirurgia dia 3 de junho, já fiz as seções de fisioterapia,já posso voltar a ter contato físico, já posso voltar a jogar bola?

Carlos Alberto Rey disse...

Só seria possível responder sua pergunta se fosse possível examiná-lo.
Minha sugestão é que você converse com seu ortopedista para saber se já há condições para a prática esportiva.

Unknown disse...

Ola faz 23 dias que operei p colocar 7 parafusos.fraturei a tíbia e a fíbula e lesionei otalus.não tenho dor e já estou andando com a robofoot mas meu pe esta com uma hematoma no calcanhar. E normal?

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, Patrícia, ainda é considerado normal.

Unknown disse...

Ola,eu cai de um pilar de mais ou menos 1 metro, ai tinha um degrau em baixo e eu pisei em falso e torci o tornozelo. Fui no hospital e tirei raio x, não teve nenhuma fratura. O médico falou que como tenho 14 anos meus ossos não formaram por completo, algo do tipo. Enfim, fui pra outro hospital pra imobilizar o tornozelo,parece que só imobilizaram pra eu não ter algo serio mais pra frente. Então eles colocaram uma tala gessada,GESSO SUROPODÁLICO" eu acho. Então o medico falou que se eu ficasse de repouso e fizesse tudo direitinho eu tiraria em 1 semana,caso contrário em 15 dias. Mas eu preciso tirar em 1 semana,então queria saber se posso ou não tira-lo em 1 semana? Coloquei ele ontem ( dia 22). Por favor me ajude. Eu posso tira-lo em 1 semana? Como vou saber se posso tira-lo?

Carlos Alberto Rey disse...

Nathália, minha sugestão é que você siga as intruções de seu médico. Certamente ele sabe o tempo correto para sua recuperação.