Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Refluxo gastro-esofágico


O refluxo esofagiano ou gástrico, que mais corretamente deve ser chamado de refluxo gastroesofágico, consiste no retorno de conteúdo do estômago para o esôfago.

O esôfago é um tubo muscular de mais ou menos 35 centímetros de comprimento, revestido de mucosa semelhante à da boca, que tem a sua extremidade superior ligada à faringe e sua extremidade inferior ligada ao estômago.

Nos casos de refluxo, retorna do estômago um material ácido que não é apropriado ao esôfago, embora ele também possa ser constituído de bile e, portanto, ser alcalino.

O ácido gástrico agride a mucosa do esôfago e provoca a sua irritação ou ulceração, o que causa desconfortos.

O refluxo ácido pode chegar até a boca, provocando ardor, queimação, mal-estar e, em casos extremos, a morte, se for aspirado para a árvore brônquica.

A regurgitação que geralmente acompanha o refluxo gástrico é a percepção do retorno para o esôfago (e às vezes para a boca) de conteúdos do estômago.

Os sintomas mais comuns são a azia (sensação de queimação retroesternal, ou seja, atrás do principal osso do peito que se chama esterno) e a sensação de regurgitação.

Pode ocorrer também dor precordial em queimação, problemas respiratórios ou da orofaringe (tosse, pigarro ou rouquidão); dificuldades para engolir, dor torácica crônica, dor crônica no ouvido, dores agudas (pontadas) no tórax, náuseas e sinusites.

Nenhum comentário: