Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aposentadoria mais tardia reduz risco de demência



Um estudo francês apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC) 2013 associa a idade mais avançada na época da aposentadoria a um risco reduzido de desenvolver demência.

Evidências sugerem que o envolvimento em atividades intelectualmente estimulantes ao longo da vida pode proteger contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer e outros tipos de demências. A atividade profissional pode ser um determinante importante da atividade mental.

No entanto, "muitos poucos estudos analisaram a idade na época da aposentadoria e o risco de demência", disse a coordenadora da análise, Dra. Carole Dufouil, PhD, diretora de pesquisa em neuroepidemiologia no INSERM, da Escola de Saúde Pública de Bordeaux, na França. Estas novas descobertas ressaltam a "importância de manter altos níveis de estimulação cognitiva e social por meio do trabalho e da vida do aposentado", afirma a Dra. Dufouil.

Nesta pesquisa foram avaliados dados de saúde e aposentadoria de 429.803 trabalhadores independentes que viviam na França e se aposentaram em 31 de dezembro de 2010. De acordo com os resultados do estudo, para cada ano a mais de idade no momento da aposentadoria, o risco de demência foi 3,2% inferior. Durante a AAIC 2013, Dufouil informou que "na amostra, todos os outros fatores de risco eram iguais. E aqueles que se aposentaram aos 65 anos de idade tiveram um risco 14,6% menor de desenvolver demência do que aqueles que se aposentaram aos 60 anos de idade".

Mesmo após a exclusão de trabalhadores com demência diagnosticada dentro de cinco anos após a aposentadoria, os resultados permaneceram inalterados e altamente significativos (P<0,0001).

O estudo foi financiado pelo Centro Internacional de Longevidade da França e apresentado oralmente na Conferência Internacional da Associação Alzheimer (AAIC) 2013. Os autores não declararam relações financeiras relevantes.

Fonte: Medscape, de 16 de julho de 2013

Nenhum comentário: