Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fases da Doença de Alzheimer



A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que acomete o cérebro, em consequência de morte celular.

É progressiva, o que significa dizer que evolui (agravando-se) com o tempo.

Sua causa ainda não é clara, embora exista uma série de teorias a respeito, inclusive que há a possibilidade de que o fator genético eatuando como determinante, embora saiba-se não ser hereditária, isto é, não “passa” de geração a geração.

Demências são quadros que se caracterizam por perdas cognivas: dificuldades com aprendizagem, memória, interação interpessoal e outras.

Os portadores de Alzheimer são incapazes de assumir responsabilidades e de realizar tarefas simples. Além disso, passam a não mais reconhecer pessoas da família, fatos da vidas e vão perdendo a capacidade de locomoção por conta própria, assim como, também, o poder de decisão.

O mais comum nesta doença é o prejuízo da memória de curto prazo, o que faz com que os pacientes não mantenham uma adequada qualidade de vida.

A doença, quanto ao seu desenvolvimento, é dividida em fases:

1. O paciente não enfrenta tantos problemas de memória e nem sintomas claros de demência;

2. Passa a ter lapsos de memória, como esquecer palavras, nomes de pessoas ou localização de objetos de uso rotineiro;

3. Declínio cognitivo que vai se acentuando, com aumento do número dos lapsos de memória, dificuldades para executar tarefas cotidianas que anteriormente eram normais para o paciente;

4. Aprofundamento do declínio cognitivo, com perda da memória de forma acentuada além de alterações do humor de modo drástico;

5. Perda quase completa da memória e passa a necessitar de auxílio para todas as tarefas, não podendo mais ser deixado sozinho;

6. O paciente muda de personalidade, podendo se tornar até mesmo agressivo, além de enfrentar problemas para dormir e limitações para o controle das funções fisiológicas;

7. Perda total de todas as habilidades para responder a estímulos, conversar ou mesmo controlar seus próprios movimentos; não consegue mais manter-se sentadoe todos seus reflexos estão prejudicados.

Não existe um exame específico que determine a Doença de Alzheimer e é necessário que se faça um adequado histórico médico, uma aprimorada avaliação mental e exames diversos que dêem pistas para o diagnóstico.

O tratamento ainda é paliativo e sintomático, mas já temos várias drogas que auxiliam muito no controle da doença.

Nenhum comentário: