Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Tendinites



Há tendões em todas as articulações dobráveis do corpo, ligando os músculos aos ossos.

Tendinite é a inflamação aguda ou crônica de qualquer um desses tendões.

Usualmente ela ocorre em pessoas que realizam tarefas repetitivas e os grupos de pessoas mais afetados são os trabalhadores em linhas de montagem ou que utilizam demais o mouse de computador.

Embora ela possa ocorrer em qualquer lugar, os locais mais afetados pela tendinite são ombros, mãos, cotovelos, punhos, quadril, joelhos e tornozelos.

Além do esforço físico intenso ou repetido, as tendinites podem ter outras causas variadas, como traumas mecânicos, infecções, doenças reumáticas ou imunológicas, distúrbios metabólicos, processos degenerativos das articulações, neuropatias várias, etc.

Os sinais e sintomas das tendinites incluem dor e inchaço de intensidades variáveis, diferentes graus de restrição dos movimentos e da força muscular, impedindo a pessoa de realizar atividades simples, como escrever, caminhar ou subir escada, por exemplo.

A pele que recobre o tendão afetado pode ficar aquecida e avermelhada.

As profissões mais afetadas pela tendinite costumam ser as de telefonistas, instrumentistas, bailarinos, atletas, digitadores, etc.

O diagnóstico da tendinite é clínico, dependendo de uma boa história e exame físico do paciente, complementado com radiografias, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e provas laboratoriais.

No entanto, nenhum desses exames é capaz de oferecer 100% de certeza na caracterização das tendinites. O diagnóstico de certeza depende do exame anatomopatológico do tendão.

O tratamento da tendinite depende da gravidade do caso.

É SEMPRE recomendável o tratamento com ACUPUNTURA.

HOMEOPATIA também ajuda muito no tratamento das tendinites.

Muitas vezes apenas são prescritos anti-inflamatórios; outras vezes, pode haver necessidade de imobilizar o membro afetado. Em casos mais graves pode-se aplicar corticoides.

Além dessas medidas terapêuticas, deve-se observar repouso e fazer fisioterapia.

Medicações sintomáticas também podem se utilizadas: analgésicos, anti-inflamatórios, etc.

Se o tratamento não for feito de maneira adequada, podem ficar algumas sequelas da tendinite e até mesmo ocorrer o rompimento do tendão.

Inflamação de longa duração aumenta o risco de futuras lesões aos tendões.

Os sintomas da tendinite tendem a retornar.

Nenhum comentário: