Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Para quem vai viajar é importante: reforço de vacinação contra a febre amarela não é necessário!



Reforço de vacinação contra a febre amarela, aplicado dez anos após a vacinação inicial, não é necessário, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um artigo publicado no WHO’s Weekly Epidemiological Record revela que o grupo Organization’s Strategic Advisory Group of Experts on Immunization (SAGE) revisou as últimas provas e concluiu que uma única dose da vacina é suficiente para conferir imunidade contra a doença da febre amarela ao longo da vida.

Desde que a vacinação contra a febre amarela começou, em 1930, apenas 12 casos conhecidos de febre amarela pós-vacinal foram identificados, depois que 600 milhões de doses foram dispensadas.

Evidências mostraram que entre este pequeno número de "falhas de vacinas", todos os casos desenvolveram a doença dentro de cinco anos após a vacinação. Isto demonstra que a imunidade não diminui com o tempo.

A orientação convencional tem sido que a vacinação contra a febre amarela deve ser reforçada após dez anos.

Avaliando evidências muito confiáveis, ficou bastante claro para o SAGE que, na verdade, uma única dose de vacina contra febre amarela é eficaz. Isto é extremamente importante para os países onde a febre amarela é endêmica, porque vai permitir-lhes reconsiderar a sua política de vacinação. Isto também é muito importante para os viajantes.

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda, transmitida por mosquitos infectados que é endêmica em 44 países em áreas tropicais da África e das Américas.

A infecção pelo vírus da febre amarela provoca diferentes graus de doença, desde sintomas leves até doença grave, como as formas hemorrágicas e ictéricas, podendo levar à morte.

Há uma estimativa de 200.000 novos casos de febre amarela em todo o mundo a cada ano.

Cerca de 15% das pessoas infectadas evoluem para uma forma grave da doença e cerca de metade deles morrem, já que não há cura para a febre amarela.

O tratamento destina-se simplesmente a reduzir o desconforto dos pacientes.

A grande maioria dos casos e das mortes ocorre na África subsaariana. Em regiões endêmicas da África, a imunidade natural contra a doença é adquirida com a idade, colocando as crianças em risco particularmente aumentado para a doença.

Ao longo das últimas duas décadas, o número de casos de febre amarela em todo o mundo tem aumentado devido à diminuição da imunidade da população às infecções, ao desmatamento, à urbanização, aos movimentos da população e às mudanças climáticas.

A vacinação é considerada a medida mais importante e eficaz contra a febre amarela. A imunidade protetora é desenvolvida dentro de 30 dias após receberem a vacina, para 99% das pessoas vacinadas.

O SAGE é o principal grupo da OMS de consultoria sobre vacinas e imunizações, ele estuda e avalia todas as doenças preveníveis por vacinas, incluindo aquelas que fazem parte da imunização infantil.

Fonte: Organização Mundial de Saúde, 17 de maio de 2013

Nenhum comentário: