Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Memória pode ser melhorada simplesmente apertando a mão unilateralmente, sugere estudo publicado pela revista PLOS One



Apertar a mão fechada unilateralmente aumenta a atividade neuronal no lobo frontal do hemisfério contralateral. Esse aperto de mão também está associado ao aumento do "modo de processamento" de determinado hemisfério cerebral. Juntos, estes resultados sugerem que o aperto unilateral da mão pode ser usado para testar hipóteses sobre as especializações dos hemisférios cerebrais durante a codificação da memória e a sua recuperação.

Esta possibilidade foi estudada por seus efeitos sobre o processamento das memórias episódicas. O modelo chamado de assimetria hemisférica da codificação e recuperação HERA [The hemispheric Encoding/Retrieval Asymmetry (HERA) model] propõe que as regiões do córtex pré-frontal esquerdo estão mais associadas à codificação de memórias episódicas e a região do córtex pré-frontal direito à recuperação deste tipo de memória. Foi sugerido que apertar a mão direita (ativação do hemisfério esquerdo) ajuda na pré-codificação e apertar a mão esquerda (ativação do hemisfério direito) ajuda na recuperação de memórias episódicas, isso resultaria em melhoria do processo de memorização. Os resultados do presente trabalho, publicados no periódico PLOS One, apoiaram o modelo HERA.

Medidas com eletroencefalograma (EEG) demonstram que apenas 90 segundos de aperto da mão esquerda aumenta a atividade do hemisfério direito e apertar a mão direita de maneira semelhante aumenta a atividade do hemisfério esquerdo.

O quadro acima apresenta as possibilidades tentadoras de que um simples aperto de mão unilateral possa ser uma alternativa viável - e nova - de estudar e investigar as especializações dos hemisférios cerebrais em humanos.

Os efeitos do aperto de mão unilateral sobre o estado emocional/motivacional já foram documentados e pelo menos alguns estudos têm avaliado a ativação hemisférica via aperto de mão unilateral, a fim de testar hipóteses relacionadas às contribuições hemisféricas assimétricas ao processamento perceptual. No entanto, nenhuma pesquisa até o momento havia examinado a cognição e, em particular, o processamento da memória, como uma função de ativação do hemisfério induzida via aperto de mão unilateral. Pesquisas futuras poderão examinar essa hipótese mais profundamente.

Fonte: PLOS One, de 24 de abril de 2013

Nenhum comentário: