Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

Atividades físicas para deixar as crianças mais calmas



Toda criança precisa de atividade física e podemos observar que as que têm mais atividades (bem direcionadas) têm melhor humor e menos sinais de depressão.

Um estudo recente descobriu mais um motivo para a prática de atividades físicas na infância: elas auxiliam a lidar com as situações de estresse.

Esta é a primeira pesquisa na área, a partir do periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, na qual foram acompanhadas mais de 250 crianças de cerca de 8 anos de idade durante quatro dias, nos quais meninos e meninas usaram acelerômetros, para registrar a qualidade e quantidade de exercícios físicos praticados, além de os pais ficarem responsáveis por colher amostras da saliva em diferentes momentos do dia, para que se pudesse avaliar os níveis de cortisol, um hormômio relacionado ao estresse.

Os resultados apontaram relativa igualdade entre os períodos de atividade e inatividade dos pequenos pacientes, mas, nos momentos em que foram submetidos a testes de aritmética ou outros problemas de nível intelectual, foi apontado que nesses momentos os níveis de cortisol ficavam mais elevados.

As crianças com maior atividade física tinham menor elevação dos níveis de cortisol, enquanto que os com maior tendência ao sedentarismo era o contrário.

Portanto, movimentar-se parece garantir, pelo menos para as crianças, melhor resposta fisiológica ao estresse.

Atividades como correr, pular, brincar em movimento são estimulantes para a mente e liberam hormônios que desencadeiam sensação de bem-estar.

Nenhum comentário: