Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Beriberi??? O quê é isso???



O beribéri é uma doença provocada pela falta de vitamina B1 (tiamina) no organismo; caracterizado por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas.

A vitamina B1 é solúvel em água e exerce importantes funções no organismo, ajudando especialmente na degradação da glicose e na estruturação da bainha dos nervos.

O bom funcionamento do cérebro, o relaxamento do sistema nervoso e o fortalecimento do músculo do coração dependem de um adequado suprimento da vitamina B1.

Quando há deficiência dessa vitamina no organismo aparece o beribéri, doença que é rara em países desenvolvidos, nos quais a maior parte dos alimentos é enriquecida com as vitaminas essenciais.

O beribéri é causado pela falta de vitamina B1 (tiamina) no organismo. Uma das causas de deficiência de vitamina B1 é a inibição da sua absorção pelo fungo Penicillium citreonigrum, mas outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar idêntica deficiência.

De um modo geral, as deficiências de vitamina B1 se dão por dieta carente de fontes dessa vitamina, baixa absorção dela pelo intestino, diarreias prolongadas ou por hipertireoidismo, gravidez e febre.

Os principais sinais e sintomas de beribéri são:

• Sensação de formigamento nos dedos dos pés, câimbras nas panturrilhas, dores nas pernas e pés.

• Insônia.

• Cansaço.

• Confusão mental.

• Laringite.

• Visão dupla.

O beribéri pode dar origem a uma alteração dos músculos cardíacos pela deficiência da vitamina B1 e levar à insuficiência cardíaca.

Em lactentes que são amamentados por uma mãe com deficiência de vitamina B1 pode haver um beribéri infantil, caracterizado por insuficiência cardíaca, perda da voz, lesão de nervos periféricos, fraqueza muscular e dificuldades respiratórias.

2 comentários:

Unknown disse...

Dr após 60 dias de cirurgia bariatrica com mtos vomitos desenvolvi beriberi tive um diagnostico c 2 meses de atraso, alem de todos os sintomas mencionados eu tenho dormencias que acomentem as pernas todas e me dao a sensação de joelhos atados isso dificulta mto minha locomoção, faço uso do berva e citoneuri, gostaria de saber se é possível recuperaçao total do quadro clinico.

Atenciosamente.

Carlos Alberto Rey disse...

Beriberi é uma doença reversível com o tratamento adequado.