Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resfriado X Gripe



O resfriado comum, também conhecido como rinofaringite, e a gripe, são enfermidades diferentes. Os resfriados comuns são comumente causados por rinovírus ou coronavírus, enquanto a gripe é causada pelo vírus influenza. Existem mais de 200 vírus causadores do resfriado comum, mas o rinovírus é o mais comum deles. Trata-se de uma infecção viral aguda, menos grave e mais frequente que a gripe, mas de sintomas parecidos, ocorrendo mais de um bilhão de vezes a cada ano, nos Estados Unidos, sendo a principal causa de falta às aulas, pelas crianças e, ao trabalho, pelos adultos.

Embora possa acontecer em qualquer época do ano, o resfriado comum é mais incidente nos períodos de clima frio, em que o vírus é mais resistente. Também especula-se o fato de que durante o frio as pessoas se aglomerem mais e permaneçam um maior tempo em ambientes fechados, o que também facilitaria a transmissão da doença.

A principal maneira de transmissão do resfriado comum é inalatória, através da absorção de gotículas de saliva ou secreções, expelidas pela pessoa contaminada quando tosse, espirra ou assoa o nariz. Os vírus do resfriado comum podem ser transmitidos também pelo contato direto com secreções nasais infectadas ou por objetos contaminados. O período de incubação do resfriado comum é de apenas alguns poucos dias (dois ou três). A transmissão é mais comum em locais de aglomeração de pessoas, sendo frequente em creches e escolas, devido a pouca imunidade das crianças e, frequentemente, a maus hábitos higiênicos.

Os sintomas mais frequentes do resfriado comum duram de cinco a sete dias e são tosse, garganta inflamada, coriza nasal, perda do apetite e, por vezes, febre. Pode haver também dor de cabeça e mal-estar geral. A febre é mais rara em adultos e mais comum em crianças. Quanto menor a idade, mais frequente a febre. A coriza nasal pode ser translúcida, esbranquiçada ou esverdeada, na dependência dos fatores etiológicos, sem que isso indique graus de gravidade da situação. Em geral, as regiões corporais mais afetadas são o nariz (rinites), a garganta (faringites) e os seios paranasais (sinusites).

Uma vez estabelecido, o resfriado comum não tem um tratamento específico. Deve-se tratar sintomaticamente a febre, a tosse e as dores porventura existentes e cuidar da hidratação. A congestão nasal pode ser aliviada com antihistamínicos ou outros descongestionantes nasais. A doença geralmente é autorresolutiva, mas deve-se observar um relativo repouso e evitar excessos físicos.

A melhor maneira de prevenir o resfriado comum é evitar as aglomerações, uma vez que a enfermidade se transmite principalmente por via inalatória. A lavagem frequente das mãos é uma medida importante para evitar a contaminação direta. A vacinação é ineficaz devido à grande variedade de vírus transmissores e a frequente mutação deles.

Normalmente, a doença evolui para a cura em cinco a sete dias, mas pode evoluir para uma pneumonia, especialmente em pessoas idosas, imunodeprimidas ou debilitadas. Outras complicações possíveis são infecções da garganta ou dos ouvidos.

Nenhum comentário: