Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Torção do testículo




O testículo fica suspenso dentro do saco escrotal pelo canal deferente, artérias e veias, e normalmente tem certa mobilidade. Geralmente ele é aderente à base do escroto, mas se se libertar e movimentar-se além do normal pode torcer seu pedículo, de modo a diminuir ou cortar o fornecimento de sangue ao órgão. É então que se fala de torção do testículo. Ela geralmente ocorre, então, se o testículo roda em torno do seu eixo e estrangula seu pedículo, o que diminui ou corta o fluxo sanguíneo para ele.

A torção do testículo pode ocorrer em qualquer idade (inclusive no recém-nascido), porém é mais comum em crianças e adolescentes (10 aos 25 anos). Deve-se a malformações congênitas, exercícios violentos, traumas, banhos em água muito fria ou a uma combinação de todas essas coisas.

Os principais sinais e sintomas da torção do testículo são: dor súbita e intensa no saco escrotal (principalmente do lado comprometido) que pode se propagar para a virilha e o abdome; vermelhidão e edema escrotal; aumento da temperatura local; náuseas e vômitos. Em alguns casos pode haver hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa escrotal). Em geral, o testículo esquerdo é mais afetado que o direito. Em algumas pessoas o quadro começa com atividade física ou sexual excessiva; em outros tudo pode começar durante o sono, talvez devido à posição das pernas.

Uma história clínica de dor aguda e súbita em um dos testículos sempre fará pensar em torção testicular. O exame clínico do paciente mostrará dor na metade comprometida do escroto, bem como vermelhidão e inchaço. Deve ser feito diagnóstico diferencial com epididimite, edema escrotal agudo, orquite, hérnia encarcerada, tumor de testículo e processos inflamatórios ou infecciosos. Os exames de laboratório incluem: análises de urina e sangue (para excluir infecções), ecografia do escroto e cintilografia dos testículos.

Como o médico trata a torção de testículo?

Em princípio o médico tentará distorcer manualmente o testículo, mas se isso não for possível, será necessária uma cirurgia para fazer a distorção e fixação de um ou de ambos testículos.

Nenhum comentário: