Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Técnica de visualizações terepêuticas na Fibromialgia




No tratamento das dores crônicas, como no caso da Fibromialgia (FM), por exemplo, muitos recursos são tentados para o alívio dos sintomas (dores) que incomodam e limitam o paciente.

A FM consiste na dor crônica e intensa em vários pontos do corpo, particularmente na região cervical e dorsal. Ela atinge cerca de 2,5% da população com alguma predileção pelo gênero feminino.

Não tem causas realmente definidas, ainda, e podemos atribuí-la eventualmente a problemas emocionais ou afetivos.

A demora em se firmar um diagnóstico interfere ainda mais negativamente por conta do padrão de dores que ela desenvolve.

Falando dos recursos terapêuticos, como citei no início, as ferramentas para o tratamento são os medicamentos de várias classes terapêuticas, a psicoterapia, fisioterapia, homeopatia e acupuntura. Claro, que pode-se afirmar a respeito de outras formas terapêuticas, menos evidentes para nós, mas, certamente estas são as mais comuns.

Um estudo da Escola de Enfermagem da Universidade Virginia Commonwealth dá indícios de que a imaginação guiada, técnica que consiste em relaxamento e condução do pensamento, ajuda a reduzir a percepção da dor.

No estudo, por dez semanas, setenta mulheres que foram diagnosticadas com a FM ouviram diariamente gravações que as conduziam a pensar e visualizar cenas agradáveis e a projetar bem-estar.

Embora não tenha acontecido a identificação de alteração dos marcadores biológicos relacionados aos processos inflamatórios, as pacientes efetivamente declararam melhora do desconforto físico e da disposição orgânica.

É apenas um estudo, mas já há sinais de que as visualizações terapêuticas (termo divuldado por Divaldo Pereira Franco em suas próprias experiências) podem ser muito úteis para o tratamento da FM.

Nenhum comentário: