Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Leite Materno




Não há dúvidas sobre a importância do leite materno para o recém nascido e para o lactente.

Em minha opinião até os seis meses de idade o leite materno é essencial e, após essa idade, importante para o desenvolvimento neuro-psico-motor da criança pequena.

A partir do final do primeiro ano de idade, já começo a ter minhas dúvidas sobre a necessidade de se manter aleitamento materno. Mas, são dúvidas muito pessoais e baseadas na observação de atendimento de trinta e dois anos de pediatria.

De qualquer modo, há um artigo interessante que anuncia algo de diferente, para dizer o mínimo, sobre o leite materno. Veja:

"As pessoas podem não saber disso, mas existem grandes quantidades de bactérias benéficas habitando nossos corpos, desempenhando papéis cruciais na manutenção da nossa saúde. O leite materno possui mais de 700 espécies desses organismos, que são assim transmitidos para o bebê.

O leite materno é uma das formas iniciais de contato do bebê com as bactérias. Essa questão faz muito bem à criança, mas a forma como isso acontece é incerta. Pesquisadores acreditam que a diversidade microbial ajuda na digestão do leite ou melhora o sistema imunológico.

A descoberta foi feita por pesquisadores espanhóis. Pesquisas nessa área podem dar origem a novas estratégias de nutrição para bebês que não podem ser amamentados.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Clinical Nutrition."

2 comentários:

val k disse...

Caro Dr. Carlos! Recomenda a Organização Mundial da Saúde que o leite materno seja a única fonte de hidratação e nutrição do ser humano até seis meses de idade. Após, deve ser ininicada uma alimentação nutritiva concomitante, sendo importante a manutenção do leite humano (agora domo complemento alimentar) até dois anos ou mais. Essa recomendação é baseada em fontes científicas oriundas de todo o planeta - de centros de pesquisa localizados em regiões pobres, ricas, frias, quentes... ou seja, existem evidências de sobra de que o leite humano é importante além dos seis meses. No entanto, as mulheres precisam de informação e muito apoio para darem conta de mais essa tarefa!! E um pediatra seguro da importância da amamentação, capacitado para seu manejo, faz toda a diferença! Grata. Enf.Celina Valderez F. Kohler, IBCLC

Carlos Alberto Rey disse...

Quero deixar claro, mais uma vez: EU TENHO UMA POSIÇÃO PESSOAL COM RELAÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO E NÃO O DEFENDO COMO IMPORTANTE APÓS UM ANO DE IDADE. O texto que copiei NÃO É MEU. E também é um texto científico. Não sou contra o aleitamento, como disse no próprio texto, ao contrário. Disse que ele é essencial, porém fiz no corpo do texto minhas ressalvas.