Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2013

Enxaquecas: sobre o tratamento.




Quando um médico atende a um paciente com enxaqueca, pode indicar dois tipos de tratamentos medicamentosos: o para a crise em si e o preventivo.

O primeiro medicamento é essencial para abortar a crise de dor. No caso do tratamento abortivo das crises, o princípio mais importante na enxaqueca já instalada é que o medicamento seja administrado assim que a dor se manifesta.

Aguardar até as dores ficarem mais fortes exigirá doses mais altas dos medicamentos, e mais tempo para aliviar a dor. Podem ser utilizados como abortivos de enxaqueca medicamentos não específicos como analgésicos comuns e antiinflamatórios e medicamentos específicos para a enxaqueca.

Se for necessário o tratamento preventivo, o médico irá indicar um medicamento que deverá ser usado diariamente para tentar evitar as crises.

O tratamento preventivo pode levar tempo variado para surtir efeito. Em média, dois terços dos pacientes que recebem tratamento preventivo apresentam redução de 50% ou mais na frequência e intensidade das crises.

Para a prevenção da enxaqueca, podem ser utilizados vários medicamentos, e de classes diferentes tais como antidepressivos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, medicamentos para labirintite etc.

Há, também, indicação para tratamento fitoterápico e acupuntura, além da homeopatia.

A medicação é escolhida de acordo com o perfil de cada paciente. É bom lembrar que a decisão pelo melhor tratamento, preventivo ou abortivo para a enxaqueca deve ser sempre tomada pelo médico.

O paciente com enxaqueca PRECISA evitar auto-medicação!

Um papel fundamental do médico é orientar sobre as mudanças nos hábitos de vida, introduzindo técnicas de relaxamento e meditação, como a Ioga e o Biofeedback.

Sou contra anotações sobre intensidade e frequência das crises, pois, em minha opinião "neurotiza" o paciente em função de sua dor. Quanto menos o paciente ficar atento às dores, melhor para ele. Melhor que nem mesmo lembre dela, pois ela sozinha já é fator perturbante.

Nenhum comentário: