Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O que é Teníase?




A teníase é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas, Taenia solium e Taenia saginata. Essas tênias são também chamadas solitárias, porque, na maioria dos casos, cada pessoa porta apenas um verme adulto de cada vez. Como são muito competitivas pelo seu habitat e como apresentam órgãos sexuais dos dois sexos, com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para se reproduzirem.

Em seu conjunto, as teníases são um sério problema de saúde pública, principalmente nos países pobres onde não exista higiene sanitária básica. Teníase e cisticercose são fases diferentes da infestação pelos mesmos parasitas.

A teníase ocorre devido à presença do verme adulto no intestino humano (o homem é o seu hospedeiro definitivo) e a cisticercose deve-se à presença da larva do verme, que pode estar presente em hospedeiros intermediários como suínos e bovinos e, no homem, podem instalar-se em outros órgãos, como o cérebro, por exemplo.

A teníase é causada pelos parasitas adultos, chamados Taenia solium (oriundas do porco) ou Taenia saginata (oriundas do boi). Como têm os componentes biológicos dos dois sexos, as tênias se autofecundam e os segmentos (proglótides ou proglotes) fecundados, contendo ovos, são eliminados junto com as fezes e contaminam a água e os alimentos que, ingeridos pelos hospedeiros intermediários, alojam-se em seu tecido muscular e que, se consumidos posteriormente pelo homem, transferem-se para ele.

Desse modo, se consumir a carne suína ou bovina crua ou mal congelada o homem pode completar o ciclo de desenvolvimento do verme. Ao eliminar os ovos, o homem reinicia um novo ciclo da doença. Além disso, os ovos e a tênia podem ser diretamente ingeridos pelo homem.

Durante algum tempo a teníase pode ser assintomática e o indivíduo nem sequer saber que tem o verme em seu intestino. Quando existem sintomas, eles podem ser alterações do apetite, enjoo, diarreia, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. Se os ovos forem ingeridos diretamente pelo homem, o embrião pode passar à corrente sanguínea e se alojar no cérebro, olhos, pele, músculos, coração, causando cegueira, convulsão e até mesmo óbito.

O diagnóstico comumente é feito pela observação dos proglotes eliminados nas fezes do paciente, já que eles e os ovos nem sempre são detectados nos exames parasitológicos de fezes. Nos exames parasitológicos o diagnóstico é feito pela observação ao microcópio dos ovos. Um único exame parasitológico negativo não exclui a teníase e deve ser repetido. Quando os métodos parasitológicos mostram-se insuficientes, os testes de hemaglutinação e imunofluorescência indireta auxiliarão no diagnóstico.

O tratamento da teníase é feito com medicação oral em dose única (por exemplo, nitazoxanida, praziquantel ou mebendazol).

A teníase pode ser prevenida por meio de um adequado tratamento de água e esgoto, fiscalização das carnes de porco e boi que as pessoas consomem, cozimento prolongado das carnes e bons hábitos de higiene.

Nenhum comentário: