Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Difilobotríase: você conhece?




Difilobotríase ou tênia do peixe é uma doença causada por um parasita que se instala no intestino humano.

Ainda é uma doença pouco conhecida no Brasil, mais frequente no estado de São Paulo.

Com a recente tendência de aumento no consumo de preparações orientais com peixes crus, ela deve se tornar cada vez mais comum.

O homem é o hospedeiro definitivo do parasita causador da doença, o Diphyllobothrium, mas ele pode também ser encontrado em outros mamíferos.

Ele é um dos maiores parasitas que podem habitar o homem, podendo atingir cerca de dez metros de comprimento.

Os indivíduos infectados, mesmo sendo assintomáticos, eliminam ovos e podem, por isso, contaminar novos peixes de rios e lagos, facilitando a disseminação da doença.

A difilobotríase (tênia do peixe) é causada pelo Diphyllobothrium latum, um cestódeo (classe de verme da espécie dos platelmintos, de forma achatada) conhecido como "tênia do peixe", pois é transmitido ao homem pela ingestão de peixe cru ou mal cozido.

A maioria dos casos (cerca de 80%) de difilobotríase (tênia do peixe) é assintomática. Quando há sintomas, aparecem principalmente:

• Dor e desconforto abdominal.

• Flatulência.

• Náusea ou vômito.

• Diarreia intermitente.

• Emagrecimento.

• Às vezes, anemia por carência de vitamina B12.

Em casos raros a doença pode causar obstrução intestinal, obstrução do ducto biliar ou anemia grave no indivíduo parasitado.

A infestação é fácil de ser diagnosticada através do exame parasitológico de fezes, que pode detectar ao microscópio os ovos do parasita.

Pessoas que têm o hábito de consumir peixes crus devem fazer periodicamente esse exame, que deve ser feito em cerca de seis semanas após a última ingestão de peixe cru.

O diagnóstico também pode ser feito pelo reconhecimento de eventuais fragmentos da tênia nas fezes da pessoa suspeita.

Hoje em dia o tratamento preferencial para a difilobotríase (tênia do peixe) é a injeção no duodeno de ácido diatrizoico, o que faz com que o verme se solte e seja eliminado por inteiro.

O tratamento medicamentoso deve ser feito com o praziquantel, o remédio mais eficaz para eliminar esse tipo de parasita.

Ele não garante, no entanto, a eliminação da cabeça do germe, única garantia de cura definitiva.

Apesar de ser seguro, há restrições para o seu uso em alguns indivíduos. Assim, o tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico.

Como prevenir a difilobotríase (tênia do peixe)?

• Ingerir somente peixe bem cozido ou congelado, a menos de 20º C, por pelo menos sete dias.

• Manter um sistema apropriado de esgoto pode diminuir a infecção de peixes em rios e lagos e, consequentemente, em humanos.

Como evolui a difilobotríase?

Uma dose única da medicação é bastante para erradicar a infecção. Depois de erradicada, a doença não apresenta complicações tardias.

Nenhum comentário: