Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

Demência por vírus HIV




A característica essencial da Demência Devido à Doença do HIV é a presença de uma demência considerada uma conseqüência fisiopatológica direta da doença do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Os achados neuropatológicos envolvem, com maior freqüência, a destruição difusa e multifocal da substância branca e das estruturas subcorticais.

O liquor pode evidenciar proteínas normais ou levemente elevadas e uma discreta linfocitose, podendo o HIV em geral ser isolado diretamente a partir do liquor. A demência associada a uma infecção direta do sistema nervoso central pelo HIV tipicamente se caracteriza por esquecimento, lentificação, fraca concentração e dificuldades com a resolução de problemas.

As manifestações comportamentais incluem, com maior freqüência, apatia e retraimento social, às vezes acompanhados por delirium, delírios ou alucinações.

Tremor, comprometimento de movimentos repetitivos rápidos, desequilíbrio, ataxia, hipertonia, hiper-reflexia generalizada, sinais positivos de liberação frontal e prejuízo nos movimentos oculares de acompanhamento visual e sacádicos podem estar presentes no exame físico. As crianças também podem desenvolver esse tipo de Demência devido à Doença do HIV, tipicamente manifestada por atraso do desenvolvimento, hipertonia, microcefalia e calcificação dos núcleos da base [do cérebro].

A demência em associação com a infecção por HIV também pode resultar de tumores simultâneos no sistema nervoso central (por ex., linfoma primário do sistema nervoso central) e de infecções oportunistas (por ex., toxoplasmose, citomegalovírus, criptococose, tuberculose e sífilis) e, neste caso, o tipo apropriado de demência deve ser diagnosticado (por ex., Demência devido à Toxoplasmose).

Infecções sistêmicas incomuns (por ex., pneumonia por Pneumocystis carinii) ou neoplasias (por ex., sarcoma de Kaposi) também podem estar presentes.

Nenhum comentário: