Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dislexia: alguns tópicos.




Em termos mentais o ser humano é memória, pensamento e linguagem. Cada um de nós tem potenciais diferentes com relação a estas três características e pode se expressar de formas diferentes, também em função delas.

Aprender é uma questão que envolve esses três níveis da consciência humana e é tão mais complexo quanto maiores as limitações envolvidas dentro deste universo extremamente variável. Tão variável quanto as variedades de potenciais existentes dentro de cada um de nós. Como cada ser humano é diferente do outro, as possibilidades de compreensão e de expressão são evidentemente diferentes também.

Exatamente por isso cada um tem melhor desempenho em determinado setor do conhecimento humano e também melhor expressão de inteligência, sendo, inclusive por isso que entende-se atualmente que há vários tipos diferentes de 'inteligências'.

Howard Gardner fez profundo estudo sobre as inteligências múltiplas, tendo demonstrado cientificamente que elas existem, cada uma em um nível e cada uma sendo expressa ao modo de cada indivíduo.

A compreensão sobre Dislexia vem se aprimorando com o tempo e, como em todas as patologias, houve muitos desencontros até que se chegasse a um consenso sobre sua realidade. Embora ainda existam dúvidas de compreensão sobre ela.

Mas podemos fazer algumas afirmações positivas sobre a doença Dislexia:

1. ela tem base neurológica, isto é,deve-se a uma alteração da função neuronal (do neurônio)

2. ela tem origem genética, isto é, trata-se de uma doença que é transmitida de geração a geração

3. o disléxico tem o hemisfério cerebral lateral direito mais desenvolvido que as pessoas que não são portadoras do problema

4. a maioria dos portadores de Dislexia tem algum grau de imaturidade psicomotora

5. há dois componentes neurológicos ligados à dislexia: o mecanismo de fixação visual e o de transição ocular, sendo que os disléxicos apresentam dificuldades em seu mecanismo de transição no correr dos olhos durante a leitura

De modo mais incisivo, a dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social.

Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...

Nenhum comentário: