Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Câncer da Bexiga




Câncer da bexiga são crescimentos celulares malignos dos tecidos que formam a bexiga urinária. Há diversas formas da doença, desde um tumor muito agressivo, como outro, que pode evoluir para a cura. O mais comum deles (90% dos casos) se inicia nas células do epitélio interior da bexiga podendo, se não tratado, infiltrar-se na camada muscular deste órgão. Depois do câncer da próstata, o câncer da bexiga é a neoplasia mais comum do trato urinário e um dos cânceres mais comuns em homens.

Hoje em dia conhecemos muito melhor a intimidade de cada tumor da bexiga e, graças aos avanços da medicina, nos últimos anos tem-se conseguido muitos progressos no tratamento de pacientes com esse tipo de câncer. A incidência dos tumores de bexiga é cerca de três vezes maior nos homens do que nas mulheres, aumentando com a idade. Ocorre mais nos países mais desenvolvidos que nos outros, talvez em razão de uma maior exposição (não protegida) a fatores químicos cancerígenos.

Em certa porcentagem de casos, o câncer da bexiga tem uma ocorrência familiar, mas geralmente ele é desencadeado por estímulos cancerígenos ambientais (fumo, aminas aromáticas, adoçantes, estase urinária, etc), o principal dos quais é o tabagismo, encontrado em 50% dos casos de câncer de bexiga. Cerca de 1/3 dos tumores de bexiga parecem resultar da exposição a fatores advindos do trabalho, como trabalhadores em indústria de metal, de borracha, indústria têxtil, tipografias e cabeleireiros.

Também, certas substâncias (como solventes, por exemplo) ou irritações crônicas da bexiga (como as produzidas pela esquistossomose, por exemplo) parecem predispor ao câncer, mas em cerca de 20% dos casos não é possível reconhecer nenhum desses fatores de risco.

Muitas vezes o câncer da bexiga é assintomático durante um longo período. A princípio, os sintomas não são específicos da enfermidade e podem também aparecer em outras afecções urinárias, como cistites ouprostatites, por exemplo. Posteriormente,

os sintomas incluem:

• Maior frequência de urinar.

• Dificuldades ao urinar.

• Dores vesicais.

• Sangramento visível ou não na urina.

O diagnóstico do câncer da bexiga deve começar por uma minuciosa história clínica e um exame físico detalhado, com especial atenção aos sintomas do paciente. Uma ecografia abdominal pode detectar uma primeira localização do tumor. O diagnóstico de certeza geralmente é feito pelo exame citológico da urina(identifica a natureza histológica do tumor) e/ou pela cistoscopia transuretral (exame que permite a análise morfológica do tumor - tamanho, forma, número de lesões), durante a qual podem ser colhidas amostras detecido para biópsia. Uma urografia excretora pode ajudar a identificar eventuais alterações do trato urinário alto. A ultrassonografia pode ser usada, mas às vezes falha em identificar tumores menores que 0,5 (meio) centímetro. A tomografia pode ser usada para identificar invasão da parede vesical, envolvimento de linfonodos ou estudar tumores com extensão extravesical.

O tratamento do câncer da bexiga depende de quão profundo tenha sido a invasão do tumor na parede da bexiga urinária o que, por sua vez, depende do quão precoce tenha sido o diagnóstico e o início da terapia. Os tumores que se restringem ao epitélio e que ainda não tenham penetrado na camada muscular podem ser retirados por uma curetagem realizada por via endoscópica e feitas infusões de BCG ou de substâncias quimioterápicas, diretamente na bexiga.

Os tumores superficiais, quando não tratados, podem evoluir e se tornarem mais profundos, começando a infiltrar a camada muscular da bexiga. Os tumores que tenham se infiltrado na camada muscular da bexiga(ou que tenham começado por ela) necessitam de cirurgias mais radicais, com remoção de parte ou da totalidade da bexiga e um novo órgão precisa ser reconstruído, geralmente a partir de tecido intestinal. Outras opções de tratamento são a radioterapia e/ou a quimioterapia, dependendo de aspectos específicos de cada caso, a serem julgados pelo médico.

Como o câncer da bexiga não tem uma causa única, não há como fazer-se uma prevenção eficiente. A prevenção que pode ser feita consiste em evitar-se os fatores de risco como, por exemplo, não cultivar o hábito de fumar e evitar ambientes onde haja exposição aos fatores cancerígenos.

O câncer da bexiga adequadamente tratado pode ser curado ou evoluir muito lentamente.

A cada reincidência do tumor (frequente) deve ser efetuada nova rodada terapêutica.

A evolução do câncer da bexiga depende de vários fatores, como o tipo histológico do tumor, a idade e o estado de higidez do paciente e a intensidade de seus hábitos de fumar, consumir bebidas alcoólicas ou expor-se a agentes agressores da bexiga.

A evolução do câncer da bexiga depende também do estádio do tumor, já que é muito influenciada pela presença de metástases.

5 comentários:

Bruna disse...

Para quem se interessa, um link bem interessante sobre câncer de bexiga:
http://publivida.org.br/prevencao/70-dos-casos-de-cancer-de-bexiga-estao-ligados-ao-cigarro/

Anônimo disse...

meu sogro tem 73 anos.fumava a 60 anos . em 2009 foi diagnosticado de cancer de bexiga,so que ele escondeu de todo mundo.em agosto de 2012 era pra ele ter feito uma biopsia para,porem mais uma vez ele nao fez.so ficamos sabendo disso tudo,porque final de novembro de 2012,ele começou a urinar sangue,mesmo assim ele continuou escondendo.no final de dezembro de 2012 depois de quase um mes urinando sangue,ele ja apresentava sinais de anemia.ai nos descobrimos.travamos uma verdadeira luta com ele para ir ao medico.no dia 27 de dezembro de 2012 ele ja estava muito mal,e ai levamos ele ao pa da nossa cidade onde ja foi direto pra uti.em casa examinando os papeis dele,descobrimos tudo...entao foram pedidos mais exames,e os medicos disseram que o tumor ja esta com 6.5 cm de diametro.ele ficou 5 dias internado na santa casa,e mais 12 no hospital do cancer em estado gravissimo...por causa disso ele esta com trombose na perna esquerda.a trombose esta em 3 veias vitais...desde a pantorrilha ate a virilha.agora os medicos receitaram pra ele a injeçao anti coagulante versa.40 mg para tratar da trombose.mais alertou que esse medicamento pode causar hemorragia,e se ele voltar a sangrar dificilmente vai parar.e infelizmente nao podem fazer nada a respeito do tumor na bexiga enquanto nao tratar da trombose...a pergunta e a seguinte...um tumor no bexiga com 6.5 cm de diametro,paciente 73 anos tabagista por 60 anos.qual a probabilidade de entrar em metastase?e quanto tempo um tumor de bexiga leva pra entrar em metastase?o tamanho do tumor e relevante?

Carlos Alberto Rey disse...

São perguntas difíceis de se responder sem avaliar o paciente.
Certamente o oncologista responsável pelo atendimento do paciente tem plenas condições de respondê-las...

Origuela disse...

Bom dia! Gostaria de saber como proceder dentro da minha ignorancia.Meu marido já fez pela segunda vez a raspagem da bexiga, agora dia 27/05 deverá ter o retorno para ser solicitado algum tipo de exame para ver como está o local.Os médicos do sus um opera e o outro clinica, a gente fica sem saber como está qual o grau do cancer e se a gente faz pergunta eles ficam bravos como se não pudessemos ter duvida, até o momento ele não toma nenhum remédio e esse diagnostico já levam 03 anos, o que devo fazer, não temos condiçoes financeiras e estamos dependendo do sus.Eliana-

Carlos Alberto Rey disse...

Sugiro procurarem o Hospital A.C. Camargo, próximo à Rua Vergueiro.