Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Miomas: preste atenção!




Miomas uterinos nem sempre precisam de intervenção!

Cerca de 80% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com miomas que podem trazer desconforto para muitas delas. Contudo, ao contrário do que muitas pensam, nem sempre é preciso interferir neles.

O mioma é um tumor benigno que cresce no útero e pode aparecer sem apresentar sintomas e poderá nunca causar danos à saúde da mulher. Entre 50% e 60% das portadoras do mioma podem passar a vida inteira sem saber que têm o problema.

O conselho dos médicos é não se assustar muito caso se descubra que se tem miomas. Com acompanhamento de um ginecologista é possível conviver com eles sem maiores problemas. Caso o profissional julgue necessário alguma intervenção, primeiro é feito um tratamento medicamentoso para diminuição do tamanho do mioma e, caso isso não funcione, é recomendada a cirurgia.

Entre os sintomas que caracterizam os miomas estão sangramento menstrual em volume acima do normal, dor na região pélvica, aumento do tamanho do abdômen, dificuldade para urinar ou evacuar e até mesmo infertilidade.

Nenhum comentário: