Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Divertículos






Divertículos são evaginações da mucosa e submucosa localizadas na parede dos cólons, com predomínio no lado esquerdo, principalmente no sigmóide.

Tais herniações geralmente são acompanhadas de espessamento da camada muscular e depósito de colágeno e elastina em todas as camadas de parede intestinal.

A presença de divertículos no cólon, sem sintomas, denomina-se diverticulose.

Diverticulite trata-se da inflamação ou infecção do divertículo.

A doença diverticular dos cólons compreende três tipos:

1. Divertículo Isolado: Geralmente no ceco, conhecido também como divertículo congênito (ocorre evaginação de todas as camadas da parede intestinal, e não somente da mucosa e submucosa). Mais comum em indivíduos jovens.

2. Doença Diverticular Difusa dos Cólons: Mais comum acima dos 50 anos, conhecida também como doença diverticular hipotônica, estando provavelmente relacionada a processos degenerativos dos tecidos; divertículos distribuem-se de maneira difusa por todo cólon.

3. Doença Diverticular do Sigmóide: Também chamada de doença diverticular hipertônica, acomete indivíduos mais jovens e tem evolução mais grave. Paciente apresenta quadros de cólica abdominal e alteração do ritmo intestinal (diarréia alternada com obstipação).


Manifestações Clínicas

Dor abdominal (geralmente no quadrante inferior esquerdo) que tende a piorar após a ingestão de alimentos e aliviar com a eliminação de gases e/ou fezes; náuseas; cólicas abdominais; constipação ou diarréia; estufamento abdominal; flatulência.

Em casos de diverticulite pode ocorrer febre alta e sepse. Sangramento retal é ocorrência incomum.

Complicações da diverticulite: constrição colônica, hemorragias, formação de fístula para intestino delgado, cólon, bexiga ou vagina.

Tratamento

Recomenda-se uma dieta rica em fibras; Inicialmente uso de antibióticos de amplo espectro; Se a TC identificar abscesso de grandes dimensões, a drenagem percutânea por sonda pode ser uma medida temporária antes da terapia cirúrgica definitiva.

Nenhum comentário: