Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pseudociese ou gravidez psicológica





Pseudociese (pseudo = falso, kyesis = gravidez) ou gravidez psicológica é uma situação em que a mulher, por razões psicofisiológicas simula uma gravidez, estando o útero vazio. Pode ocorrer tanto nas mulheres, quanto nos homens (mais raramente) e nas fêmeas animais. Entre os animais o fenômeno é mais comum em cadelas, mas pode ocorrer também em gatas, podendo desencadear um aumento de prolactina e uma consequente lactação. Um fenômeno correspondente pode ocorrer mesmo em aves, que desenvolvem um falso choco.

Nos seres humanao, deve-se a fatores biológicos e emocionais, provavelmente envolvendo o hipotálamo e a região límbica. Por isso, a pseudociese pode alterar os níveis de alguns hormônios dosados no sangue ou na urina. Essa gravidez, que não existe de fato, é criada inconscientemente e está associada a mulheres que ou desejam ou temem muito a maternidade.

Devido aos distúrbios psicofisiológicos envolvidos, a mulher que desenvolve a pseudociese pode apresentar sintomas de uma grávida normal como enjoos, náuseas, ausência de menstruação, aumento do volume abdominal, início da lactação, etc. e, inclusive, sentirem o “bebê” mexendo dentro da barriga.

Quais são as causas da pseudociese?

A pseudociese se dá por um profundo conflito interno entre o desejo de engravidar e algum impedimento interno de consegui-lo ou o intenso medo da gravidez. Nessas mulheres, muitas vezes, um atraso menstrual de outra natureza serve como desencadeante da ideia de estarem grávidas.

A preparação para engravidar, tanto física como psicológica, também é responsável por desencadear os sintomas da pseudociese. Às vezes, a gravidez fica tão aparente que se torna difícil convencer as pessoas em torno da sua irrealidade. A própria pessoa que se julga grávida, por vezes, mantém sua convicção mesmo diante de sinais contraditórios, como o fato de estar menstruando.

Quais são os sinais e sintomas físicos da pseudociese?

Os sinais e sintomas da pseudociese são praticamente os mesmos de uma gravidez normal. Eles são propiciados pelo hipotálamo, que comanda o aparelho genital e é ligado ao sistema nervoso central e à produção de hormônios.

Geralmente ocorre:

• Dilatação da barriga.
• Dilatação e dolorimento dos seios.
• Início de lactação.
• Interrupção das menstruações.
• Enjoos.
• Tonturas.
• Percepções de movimentos fetais.
• Colo do útero amaciado, como numa gravidez normal.

Como o médico diagnostica a pseudociese?

Geralmente são os dados negativos que ajudam a diagnosticar a pseudociese, são eles:

• Ausência de atividade sexual compatível com gravidez.
• Exames laboratoriais negativos para gravidez (embora alguns possam ser positivos).
• Exames de imagens negativos, por exemplo, ultrassonografia.
• Exame ginecológico negativo.

Como é o tratamento da pseudociese?

O tratamento deve ser basicamente psicoterápico. A administração de medicamentos fica reservada aos casos com patologia psiquiátrica associada. Normalmente a paciente tem boa evolução e se cura sem maiores complicações.

Nenhum comentário: