Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Nefrite





O que é nefrite?

A nefrite é um processo inflamatório que afeta os tecidos e algumas estruturas renais. Ela se deve, em geral, à atuação sobre os rins de produtos fabricados pelo sistema imunológico em resposta a algum elemento agressor do organismo. Quando um elemento agressor (antígeno) atinge o organismo, ele fabrica um anticorpo para se defender. Esse elemento agressor pode ser, por exemplo, uma infecção simples. Esses dois elementos (antígeno-anticorpo) se unem, formando um complexo que é carreado pelo sangue e depositado nas estruturas dos rins, danificando-as. Quando as lesões atingem apenas os glomérulos, a enfermidade é chamada glomerulonefrite.

Quais são as causas da nefrite?

As nefrites podem ser causadas por infecções (malária, tifo, salmonela, toxoplasmose, herpes e outros vírus e bactérias) que provocam a formação do complexo antígeno-anticorpo e que o precipitam nos rins. Outras causas são afecções não infecciosas ou por medicamentos que liberam antígenos e desencadeiam um idêntico mecanismo imunológico.

Quais são os sinais e sintomas da nefrite?

Os primeiros sinais e sintomas que fazem suspeitar de uma nefrite aguda são relacionados a alterações da urina, tais como, diminuição da urina e cor sanguinolenta. Podem ocorrer edema nos olhos e nos membros inferiores e hipertensão arterial.
As nefrites crônicas podem ser assintomáticas por algum tempo, embora as lesões renais estejam progredindo silenciosamente nesse período. Quando uma lesão renal significativa já se estabeleceu há, além da hipertensão arterial e de edema dos membros inferiores, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, pruridos e câimbras.

Como o médico diagnostica a nefrite?

O diagnóstico deve começar pela tomada de uma boa história da doença e pela captação dos sinais clínicos pertinentes. Cabe ao médico, com a ajuda de exames laboratoriais, descobrir a causa da nefrite, se infecciosa ou não.

Na nefrite aguda os dados clínicos e laboratoriais são muito nítidos e definitivos e na fase crônica podem haver sinais clínicos e laboratoriais de insuficiência renal crônica.
Somente uma biópsia renal pode confirmar o diagnóstico e determinar o nível de gravidade da enfermidade.

Como é o tratamento da nefrite?

Na fase aguda de nefrite causada por uma infecção, por exemplo, o mais importante é manter os rins num certo “repouso”, evitando-se grandes aportes de água e de sódio. Enquanto isso, a infecção deve ser adequadamente tratada. Numa fase posterior, podem ser usados anti-inflamatórios e imunossupressores.

Como evolui a nefrite?

Não existe um tratamento específico para a nefrite. As lesões nas formas agudas costumam regredir completamente no prazo de um ano, mas as lesões da fase crônica podem progredir insidiosamente.

Tanto nas formas agudas como nas formas crônicas a pressão arterial deve ser mantida dentro do normal, porque uma pressão arterial alta contribui para danificar ainda mais os rins.

Uma dieta pobre em sódio, potássio e proteínas deve ser mantida, transitória ou definitivamente.

Se a insuficiência renal for muito intensa, a diálise peritoneal (http://drcarlosrey.blogspot.com.br/2012/05/dialise-peritoneal.html) pode tornar-se impositiva.

Nenhum comentário: