Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cianose

Observe as mãos do bebê!




O que é cianose?

Quando a hemoglobina contida nas hemácias está carregada de oxigênio (oxihemoglogina) o sangue se torna vermelho rútilo e isso empresta à pele e às mucosas sua coloração normal característica. Quando a hemoglobina das hemácias não está oxigenada (desoxihemoglobina) ela torna o sangue mais escuro e ele confere à pele, às mucosas e aos leitos ungueais uma coloração azul-arroxeada, que pode ser vista sobretudo nas extremidades, isto é a cianose.

Em geral, o sangue que sai do coração normal, via artérias, está oxigenado e é vermelho. Ao circular, deixa o oxigênio nos tecidos e recolhe deles o gás carbônico. O que retorna ao coração, por via venosa, ainda não está oxigenado e é roxo-azulado. Só em sua passagem pelos pulmões perderá o gás carbônico e readquirirá o oxigênio e retornará à cor vermelha. Os indivíduos que tenham pouca hemoglobina ou poucas hemácias, como os anêmicos, por exemplo, podem não exibir cianose e, ao contrário, aqueles com policitemia vera (aumento do número de hemácias) podem mostrá-la com mais facilidade.

Quais são as causas da cianose?

Existem várias causas de cianose, indo desde a falta de oxigênio no ar inspirado até a incapacidade da hemoglobina fixar o oxigênio: doenças cardíacas, pulmonares, circulatórias, intoxicações e falta de oxigênio no ar inspirado.

A cianose é sempre causada por um déficit de oxigenação do sangue e um acúmulo consequente de gás carbônico.

Quais são os tipos de cianose?

Há, basicamente, três tipos de cianose: cianose central, cianose periféria e cianose mista.

• Na cianose central, o sangue que vem dos pulmões para a periferia do corpo já chega a ela com pouco oxigênio, devido a alguma doença do pulmão ou do coração que impede a sua oxigenação.

• A cianose periférica geralmente ocorre quando a circulação normal é impedida ou lentificada por alguma razão ou então o coração não pode enviar a quantidade adequada de sangue para a periferia.

• A cianose mista é uma combinação das duas anteriores.

Quais são os sinais e os sintomas da cianose?

O sintoma da cianose é uma coloração azulada ou púrpura que se manifesta na pele ou nas mucosas, sobretudo nas extremidades. Às vezes, a pessoa pode sentir dores, tonturas e até mesmo desmaiar, dependendo das suas causas. Podem estar presentes os sintomas da doença que tenha causado a cianose. Em outras ocasiões, ela é só um sinal físico e a pessoa nada sente.

Como o médico faz o diagnóstico da cianose?

O diagnóstico da cianose pode ser feito mediante a história clínica e exame físico do paciente. Além disso, o médico pode precisar de alguns exames para determinar a sua causa, incluindo exames de sangue para saber os níveis de células vermelhas presentes no sangue e o nível de oxigênio delas. Radiografias de tórax ajudam a determinar o estado dos pulmões. Um ecocardiograma pode contribuir para verificar se o coração está bombeando o sangue adequadamente.

Como é o tratamento da cianose?

A cianose não é uma doença, mas um sinal de doença. Por isso, o tratamento deve ser dirigido à causa da cianose. Ela pode ser muito simples, como evitar a exposição a altas temperaturas e a altitudes; ou mais complexas, demandando inclusive uma cirurgia cardíaca.

Como evolui a cianose?

Normalmente, após o tratamento adequado, a cianose não retorna. Em alguns casos, contudo, o médico deve rever periodicamente o paciente para monitorar seu estado de saúde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, Dr!
O Sr poderia me tirar uma duvida?
Meu filho tem 4 anos e tem a pele bem clarinha. Tenho notado uma coloração mais escura ao redor dos labios dele. Já perguntei ao Pediatra dele e o mesmo disse ser uma característica dele. Porém essa coloração aumenta no frio. Tive duvidas de se tratar de cianose ou não. Como diferenciar? Precioso o local e o mesmo permanece da mesma cor, um pouco amarronzado. Ficaria muito grata se o Sr me respondesse...
Um abraço
Deborah