Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Autismo: mais um "pitaco"





A distinção clínica entre os subtipos de desordens do espectro do autismo não é confiável, mesmo em serviços de referência.

Um estudo publicado no Archives of General Psychiatry buscou determinar se as relações entre os fenótipos comportamentais e os diagnósticos clínicos dos transtornos do espectro do autismo variam entre 12 hospitais universitários. Foram incluídos 2.102 pacientes (1.814 do sexo masculino) entre 4 e 18 anos de idade que preencheram os critérios de transtorno do espectro do autismo.

Apesar dos escores nas medidas padronizadas terem sido semelhantes entre os hospitais, diferenças significativas entre os serviços surgiram no diagnóstico clínico de transtornos do espectro do autismo específicos.

As relações entre diagnósticos clínicos e escores padronizados, particularmente QI verbal, nível de linguagem, e principais características de diagnóstico, variaram entre os serviços.

Conclui-se que a distinção clínica entre os subtipos de desordens do espectro do autismo não foi confiável, mesmo em serviços de referência, usando instrumentos padronizados de diagnóstico.


Fonte: Archives of General Psychiatry,

Nenhum comentário: