Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pipoca tem mais antioxidantes que frutas e verduras???





Não tem como negar que um bom filme pede aquele balde de pipoca, mas, agora, além de acompanhar momentos de diversão, esse aperitivo tem se mostrado uma aliada da saúde.

Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que a pipoca contém uma quantidade maior de substâncias antioxidantes, chamadas de polifenois, do que frutas e verduras.

Essas substâncias, bem como as fibras, estão presentes em maior quantidade na casquinha da pipoca.

Contudo, para aproveitar esses benefícios não adianta fazer pipoca na gordura e colocar muito sal.

O mesmo vale para pipoca doce, que pode ser uma bomba nutricional. O ideal é usar o mínimo de gordura e sal no preparo do alimento para comer sem culpa.

Polifenóis são substâncias caracterizadas por possuírem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Então, são fenóis, porém podem apresentar um ou mais grupos hidroxila e mais de um anel aromático.

Geralmente os polifenóis são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.

São visíveis na luz UV.

Geralmente os polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas, tais como flavonóides, taninos, lignanas, derivados do ácido cafeico, dentre outras. Muitas destas substâncias são classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas, estando presentes em alimentos e plantas medicinais.

Em química, uma hidroxilaPB ou hidroxiloPE (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH- e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.

Obtidas geralmente através da dissociação de uma base, as hidroxílas também determinam o carater ácido-básico (pH) de uma solução, sendo que quanto maior sua concentração, maior é o carater básico e menor o ácido.

Grupos inorgânicos que contém hidroxilas são denominados hidróxidos, e alguns exemplos são:

Hidróxido de sódio, soda cáustica (NaOH)
Hidróxido de potássio, (KOH)
Hidróxido de cálcio, (Ca(OH)2)

Substâncias orgânicas cujas moléculas contêm hidroxila:

Álcoois
Fenóis

Representação de uma hidroxila:






Anéis aromáticos:

Aromaticidade é uma propriedade química na qual um anel conjugado de ligações insaturadas, pares de elétron isolados, ou orbitais vazios exibem uma estabilização mais forte do que a esperada devido apenas à conjugação. Também pode ser considerada como uma manifestação de deslocalização cíclica e de ressonância.



Representação de anel aromático:

Nenhum comentário: