Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Catapora ou varicela





Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios.

Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.

Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.

Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).


A catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa aguda, própria da infância, altamente transmissível e causada pelo herpesvirus varicellae (ou, HHV3 - human herpes virus 3 ou vírus varicela-zóster).

Nos idosos, os vírus da varicela que permanecem dormentes nos gânglios nervosos podem ser reativados em situações de baixa imunidade, causando o herpes zóster, uma forma clínica tardia assumida pelo vírus da catapora.


A catapora é altamente transmissível. A transmissão se dá por gotículas de saliva ou de secreções nasais, mediante espirros e tosses ou pelo contato direto com a pele infectada (contato direto com o líquido presente nas vesículas da pele).

O vírus entra no corpo pela mucosa do trato respiratório superior ou pela conjuntiva do olho, multiplica-se e se dissemina pelo sangue até a pele. O período de incubação do vírus varia de 10 a 21 dias.

A doença é mais comum em crianças, podendo ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) em qualquer idade. A maioria dos casos evolui sem consequências sérias, mas alguns casos graves, principalmente em adultos e pessoas com imunodeficiência, podem até levar à morte.

A catapora é causada pelo herpesvirus varicellae (ou, HHV3 - human herpes virus 3). Durante a doença, alguns desses vírus invadem os gânglios nervosos e lá permanecem de forma latente, sem causar danos ou sintomas. Muitos anos depois, devido ao envelhecimento do sistema imunológico ou a outras condições clínicas, uma queda das defesas orgânicas pode levar à reativação do vírus, causando o herpes zóster.


Os sintomas iniciais da catapora são febre e erupções na pele.
As lesões da pele surgem como pequenas manchas vermelhas elevadas (máculo-pápulas), que em algumas horas tornam-se pequenas bolhas com conteúdo líquido claro (vesículas), das quais algumas se rompem e outras evoluem para formação de bolhas com pus (pústulas). Posteriormente (em 1 a 3 dias) formam-se as crostas. As lesões coçam muito e podem acometer a mucosa, principalmente da boca.

A catapora geralmente é uma doença inofensiva, mas em doentes com imunodeficiência acentuada ou em neonatos que ainda não adquiriram defesas suficientes ela pode causar infecções no cérebro ou nos pulmões, complicando o quadro.

Em geral o diagnóstico é clínico, mas o médico pode valer-se da detecção do DNA viral, dos antígenos virais ou dos anticorpos específicos por imunofluorescência (exame de laboratório).

Não há cura médica (eliminação do vírus) da catapora, mas a enfermidade se extingue espontaneamente, após alguns dias, vencida pelas defesas orgânicas. Alguns vírus residuais tornam-se latentes e ficam abrigados nos gânglios nervosos, como já foi dito.

Os tratamentos empregados visam controlar os sintomas e minorar a progressão da doença. Os antivirais são indicados a pacientes imunodeprimidos ou mesmo aos imunocompetentes para aliviar sintomas de grande expressão.

Banhos com permanganato de potássio ajudam a aliviar a coceira e cicatrizar as feridas, embora não haja comprovação científica dos resultados benéficos dessa prática. Banhos ou compressas frias também podem aliviar o prurido. Alguns casos, demandam o uso de antialérgicos.

Em caso de infecção das lesões (pus nas lesões), deve-se usar antibióticos orientados por um médico.

Os antitérmicos (paracetamol, dipirona), caso sejam necessários, podem ser utilizados para controlar a febre. Os medicamentos que contenham em sua formulação o ácido acetilsalicílico (AAS®, Aspirina®, Doril®, Melhoral®, etc.) não devem ser usados em crianças com varicela, pela possibilidade de Síndrome de Reye (doença rara, de alta letalidade, caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso central e do fígado associado ao uso deste medicamento durante infecções virais em crianças).

A catapora (ou varicela) confere imunidade definitiva, mas os vírus podem ser reativados anos mais tarde, causando o herpes zóster


Quais são os cuidados que se deve ter para evitar a disseminação do vírus da catapora?

• Evitar contato com as pessoas doentes. Os doentes, por sua vez, devem permanecer em casa, evitando todo tipo de aglomeração e contato com outras pessoas.

• Evitar tocar, coçar ou escarificar as lesões. Se tiver que fazê-lo, usar luvas e lavar bem as mãos, com especial cuidado com a retenção de vírus embaixo das unhas. Isso tanto previne a difusão da doença, quanto a infecção das lesões.

• Tomar a vacina contra a varicela na época recomendada. A vacina está indicada para todas as crianças acima de um ano de idade e aos adolescentes e adultos susceptíveis, que não tiverem contraindicação. Todas as vacinas de vírus atenuado estão contraindicadas durante a gravidez e em pessoas com imunodeficiência.

Nenhum comentário: