Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

11 dicas para reduzir o peso...





1. Adicione, não subtraia

Tente adicionar alimentos à sua dieta ao invés de subtrai-los.
Adicione alimentos saudáveis que você gosta, como cerejas, uvas suculentas, sanduíches naturais ou os legumes da sua preferência. Coloque suas frutas favoritas no seu café da manhã, coma com cereais matinais e adicione legumes em sopas, ensopados e molhos.

Acrescentar realmente funciona, tirar nunca é bom. Lembre-se apenas de manter a atenção nas calorias totais. E não se esqueça de acrescentar alguma atividade física. Não precisa exagerar, atividades como fazer alguns movimentos de dança antes do jantar, fazer uma caminhada rápida à pé, sair para passear com o cachorro e andar de patins já ajudam muito. E eles podem ser feitos em apenas dez minutos.

2. Esqueça a ideia de "ir à academia"

Se a palavra "academia" a aborrece, então você pode evitá-la. Talvez o truque para desfrutar de um treino pode ser nunca chamá-lo de "ir à academia".

Queimar calorias e fortalecer os músculos podem ser alcançados andando de bicicleta, cuidando do jardim, fazendo caminhadas, lavando o carro, jogando frisbee, perseguindo o cão ao redor do quintal, brincando com as crianças, correndo, dançando etc.

Existem várias modalidades de exercícios. Experimente uma, mude para outra, troque outra vez e quantas vezes forem necessárias até encontrar a que lhe dá prazer. As tentativas já contam como atividade física e dificilmente você não encontrará uma que lhe agrade. Talvez você ainda não tenha experimentado o suficiente.

3. Caminhadas

Uma caminhada de dez minutos ainda é uma caminhada. Colocar uma música mais agitada enquanto caminha ajuda a acelerar o passo, até mesmo sem perceber que está fazendo um exercício mais puxado. Tente contar sua frequência cardíaca antes de iniciar a caminhada e logo após o término.

Se você fizer três caminhadas de 10 minutos por dia, no final do dia são trinta minutos de exercícios.

4. Trocar alimentos calóricos pelas versões menos calóricas

Um picolé preparado com leite, por exemplo, tem mais calorias que um picolé de frutas sem leite.

Uma pizza sabor quatro queijos tem mais calorias que uma pizza de rúcula com tomate seco e queijo branco. Usar azeite extra-virgem em vez de catchup ou molhos para saladas é uma boa alternativa.

Alimentos com mais fibras também ajudam a absorver menos gordura. A fibra faz você se sentir satisfeita por mais tempo, por isso, quando você preparar uma pizza para a família, adicione uma xícara de farinha de trigo integral na sua massa no lugar da farinha branca.

Tente não beber líquidos durante as refeições. Se não conseguir, ao menos dê preferência aos produtos diet ou light.

5. Beba água!

Um pouco de água antes de uma refeição (30 minutos a uma hora antes) e você não vai se sentir tão faminta.

6. Divida o prato com alguém em um restaurante

Peça um prato e divida com o seu companheiro, com uma amiga ou uma colega de trabalho. Se ficarem com fome, aí sim peça uma segunda opção. Muitas vezes, você vai ver que até o segundo prato chegar a fome já foi embora. Aí, da próxima vez, será mais fácil ficar só com o primeiro pedido.

Dividir a sobremesa também corta metade das calorias ingeridas!

7. Tonifique os músculos

A maioria das pessoas gosta de assistir televisão. Então, porque não conciliar este hábito com alguns exercícios?

Pedale em uma bicicleta ergométrica ou faça uns minutos de esteira enquanto vê televisão. Tente dançar uma música quando você sintonizar no seu programa de música favorito. Coloque um DVD de exercícios, você pode se sentir motivada a fazer alguma atividade física vendo os professores na tela.

Não importa exatamente o que você faz, o que interessa é ficar mais ativo. O ideal é fazer pelo menos 15 minutos sem intervalos, mas se você ficar realmente absorto, pode até durar mais tempo se exercitando.

8. O tamanho interessa

Servir as refeições em pratos grandes faz você acreditar que está se privando de alimentos. Por outro lado, servir a mesma porção em um prato pequeno dá a ideia oposta.

Comer menos sem se sentir privada de um prazer faz toda a diferença na perda de peso.

Tente usar pratos, tigelas, xícaras e colheres menores. Por exemplo, tente saborear uma taça de sorvete com uma colher de bebê. Não só o prazer dura mais tempo, como também o seu corpo tem tempo para registrar a comida que você comeu, aumentando a sensação de saciedade.

9. Comemos mais quando estamos entediadas ou prestando atenção em outra coisa enquanto mastigamos

Mantenha-se ocupada com coisas que nada têm a ver com comida. Se você pensou em comer agora, tente fazer alguma coisa antes. Pode ser qualquer coisa não relacionada à comida. Algo que prenda a sua atenção é melhor ainda.

A mesa é o local recomendado para comer, enquanto a TV funciona como distração. Quando sentamos à mesa, tornamo-nos mais conscientes de que estamos comendo.

10. Perca hoje, mantenha amanhã

Seja paciente. Perder peso leva tempo, porque mudar hábitos não é algo simples. Só assim você vai conseguir manter por mais tempo o peso que perdeu.

Trabalhe a sua auto-confiança, cultive a paciência e a cooperação. Atividades físicas como ioga, pilates e tai chi chuan ajudam no reequilíbrio interno. O trabalho da respiração associado à prática de uma atividade física ajuda a equilibrar as emoções. Pessoas centradas conseguem manter o peso que perderam por mais tempo.


11. Dicas de Bônus

Se as 10 dicas para perder peso não foram suficientes, que tal experimentar algumas dessas ideias:

• Coma nos mesmos horários todos os dias (incluindo lanches rápidos). Claro que você não pode fazer isso o tempo todo, mas saber a hora de esperar a próxima refeição ou lanche torna muito menos provável o "beliscar". Nosso corpo gosta de ritmos, então porque não lhe dar o que ele anseia?

• Fazer apenas uma refeição para toda a família: em vez de fazer algo calórico para a família e de baixa caloria para você, busque uma alimentação saudável para todos. A perda de peso e a manutenção são mais fáceis quando todos ao seu redor estão envolvidos. Além disso, não acontece aquela tentação de provar o que os outros estão comendo.

Lembre-se que as pequenas coisas se somam. Portanto, comer uma fruta aqui, alguns legumes lá e fazer dez minutos de caminhada nos intervalos colaboram para acelerar a perda de peso.

• Determinação: você consegue fazer o que está realmente determinada a fazer. Tenha objetivos claros na sua mente. É melhor estabelecer metas alcançáveis, chegar até elas e criar outras novas. Programe-se para perder dois quilos a cada mês, por exemplo, ao invés de pensar em perder 24 quilos em um ano.

A perda de peso é uma jornada que funciona baseada nas suas necessidades, então observe o que funciona para você e faça isso!

Nenhum comentário: