Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TOC na criança e a fluoxetina





As ações da fluoxetina resultam de um bloqueio altamente seletivo da recepção da serotonina nos neurônios pré-sinápticos . Com isso há uma elevação da concentração de serotonina ativa em áreas críticas do Sistema Nervoso Central. Além disso, apresenta uma ação reguladora dos b -adrenoceptores centrais e pode normalizar a densidade e a função dos receptores 5HT1A 5HT2 centrais em pacientes com depressão.

A fluoxetina parece ser tão eficaz quanto os antidepressivos tricíclicos no tratamento da depressão e revela vantagens sobre estes com relação a tolerabilidade. Devido à sua especificidade a fluoxetina não apresenta muitos dos efeitos associados com os receptores muscarínicos, histaminérgicos e a - adrenérgicos. Cardiotoxidade, sedação, ganho de peso e efeitos anticolinérgicos, próprios dos antidepressivos tricíclicos, não costumam ocorrer com a fluoxetina.

Após a administração por via oral, a fluoxetina é bem absorvida pelo trato gastrointestinal e atinge pico plasmático em aproximadamente 4-8 horas. A presença de alimentos parece retardar, mas não inibir, sua absorção. Cápsula e solução oral são bioequivalentes,

A fluoxetina é primariamente metabolizada no fígado à norfluoxetina, um metabólico ativo que garante meia vida longa a droga (7 a 15 dias).

A excreção é realizada, na grande maioria das vezes, por via renal. Apenas uma pequena quantidade da droga é eliminada nas fezes.

Experiências com a fluoxetina são amplamente divulgadas na literatura e têm demonstrado sua eficácia no tratamento de adultos com múltiplos estados depressivos, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos da alimentação, transtornos de personalidade ( na irritação e impulsividade) e abuso de drogas.

Alguns relatos mais recentes sugerem que seu uso também possa ser eficaz no tratamento, por curto período de tempo, de crianças e adolescentes com transtorno obsessivo-compulsivo.

Em 1990, pesquisadores publicaram um estudo aberto e preliminar do uso de fluoxetina em 10 crianças e adolescentes com TOC ou TOC e S. de Tourette (entre 8 e 15 anos de idade). A fluoxetina foi dada durante 4 a 20 semanas em doses que variaram de 10 a 40mg por dia, sendo bem tolerada.

Metades das crianças apresentaram melhora com o uso de fluoxetina (três crianças apresentaram redução de 30% a 57% nos escores da CY-BOCS, uma criança apenas 15% de decréscimo no escore da CY-BOCS).

No mesmo ano, outros pesquisadores, também com um estudo aberto realizado com 8 crianças (idades entre 12 e 17 anos), demonstraram que 50% das crianças responderam ao uso de fluoxetina com dose média de 70mg/dia.

Um outro grupo de cientistas relatou um estudo aberto com uso de fluoxetina (doses de 20 a 40mg) em 26 pacientes (13 crianças e 13 adultos ). A grande maioria dos pacientes ( 81%) reportaram uma melhora subjetiva nas obsessões e compulsões.

Um pesquisador americano publicou o primeiro estudo controlado usando fluoxetina em crianças e adolescentes com TOC. Nesse estudo, catorze crianças participaram do estudo, idades de 8 a 15 anos, durante 20 semanas ("crossover" na oitava semana). A severidade dos sintomas foram medidas pela CY-BOCS e CGI-OCD. Os escores totais da CY-BOCS reduziram em 44% após as primeiras 8 semanas do tratamento com fluoxetina, comparado com uma redução de 27% com o uso de placebo.

Em 1995, uma Universidade estudou 38 pacientes com TOC diagnosticadas pelo DSMIII-R e submetidas ao tratamento com fluoxetina numa dose maior (50mg/dia) ou, ajustada para o peso dos pacientes, 1mg/Kg/dia. Com isso, observou a eficácia do tratamento em 74% dos casos, concluindo que os resultados obtidos entre 1990 e 1992 eram devidos ao uso de doses baixas de fluoxetina.

Uma série de efeitos colaterais tem sido descritos em crianças e adolescentes tratados com fluoxetina. Observa-se com grande freqüência casos de agitação psicomotora, insônia e mania.

Outras reações adversas apresentadas foram letargia, mudança de peso, boca seca, cefaléia, mioclonias, ansiedade, tiques e queixas gastrointestinais. Descrevem, ainda, a ocorrência de vertigens, diminuição do apetite, instabilidade emocional, ideação suicida e visão embaçada nas crianças tratadas com fluoxetina.

Há citações na literatura de uma taxa de 39% de pacientes que não apresentaram qualquer tipo de reação adversa à fluoxetina...

Em resumo, apesar de alguns efeitos colaterais, pode-se afirmar que a fluoxetina pode ser usada em doses adequadas (como sempre é) em crianças portadoras de transtorno obsessivo-compulsivo, com a finalidade de equilibrar o quadro em médio prazo.

37 comentários:

falo de tudo disse...

minha filha tem tdha e imperatividade mista , ela tem 8 anos,o medico receitou fluoxetina para ela ,pois ela se irrita a toa,e uma boa esse remédio para ela ,estou em duvida,waldirferreira51@yahoo.com

Carlos Alberto Rey disse...

Não seria hiperatividade? Agora, o que significa "mista"?
De qualquer modo, pode haver, sim, indicação para fluoxetina em alguns casos de hiperatividade!

Unknown disse...

minha filha tem 11 anos e esta em quadro intenso de ansiedade e depressao . Chora muito tremores dor no peito angustia baixa auto-estima e dor em todo corpo,sensação de insegurança e profunda tristeza e vazio...lhe foi medicado pondera mas não seria fluoxetina mais indicado? me ajude por favor!

Carlos Alberto Rey disse...

Cada caso tem de ser avaliado individualmente. Não há como indicar uma medicação sem conhecer o caso em detalhes.

Anônimo disse...

Meu filho tem 9 anos e está em quadro intenso de transtorno alimentar,isso ocorreu logo depois de uma avaliação na academia onde o mesmo pratica taekwondo,desse dia em diante ele está sofrendo de transtorno alimentar, estou dessesperada,mesmo ele praticando esporte ele está engordando,e acredito, que seja pelo fato do mesmo estar muito ansioso,e no seu dia-dia o mesmo não sai da cozinha de casa procurando toda hora algo para comer,

Preciso saber,a fluoxetina pode ajudar a combater a ansiedade do meu filho ?

Carlos Alberto Rey disse...

Pode, sim, mas é necessário que seu filho passe por uma avaliação neuropsicológica para saber exatamente qual o problema que o aflige. Somente depois disso e de uma avaliação médica é que se pode indicar um tratamento adequado.

Unknown disse...

Minha filha tem 04 anos e ela foi diagnosticada com transtorno obsessivo e a psicólogo receitou Verotina. Ela causa dependência? Ela sempre foi aparentemente normal mas há uns dois meses desenvolveu uma fobia de roupas e sapatos, recusa qq programa p/ sair de casa, só p/ não ter que vestir roupa (só fica de calcinha todo o dia). Após a melhora deste quadro posso suspender o remédio sem problemas?

Carlos Alberto Rey disse...

A fluoxetina (Verotina) não causa "dependência" e é indicada para casos de ansiedade, toc, depressão e até em distúrbios de aprendizagem como medicamento auxiliar.
A suspensão da medicação depende da indicação do médico que está aocmpanhando o caso. Sempre.

Unknown disse...

ola doutor..eu sou Silvia Andréa de souza gostaria de lhe agradecer por ter respondido. mudamos de medicação por orientação médica para fluoxetina e minha filha apresenta melhoras..estamos reanimadas e mais felizes. Tudo de melhor para sua vida. Forte abraço.

rosa disse...

Olá, Doutor. Meu filho tem 8 anos e tem problemas com alimentação. Não come nada de "panela" e muita dificuldade em experimentar coisas novas. Diz que tem medo de vomitar, de não gostar do gosto da comida, etc. Os pediatras querem que forçe e faça ele comer de todo jeito. Levei num psiqiatra pra ver se podia ser alguma fobia, mas ele disse que ele tem ansiedade, mas não identificou fobias graves, ex fagofobia ou emetofobia. Mas receitou a fluoxetina. Estou resistente. O que me aconselha? Ah e fora isso a taxa de triglicerídeos está bem alta.

Patricia.

Carlos Alberto Rey disse...

Minha recomendação: acompanhamento com nutricionista, avaliação neuropsicológica (com psicólogo) visando aplicação de testes e compreensão efetiva do quadro para direcionar o tratamento com bases técnicas adequadas.

Unknown disse...

OI! Meu filho tem seis anos e desde de junho do ano passado passou a desenvolver tiques e foi diagnosticado com transtorno de ansiedade, esta fazendo tratamento com a psicóloga e praticando esportes, do ano passado pra cá os tiques praticamente sumiram ele melhorou bastante, mas as vezes ainda os faz, então a neurologista receitou o Daforin pra ele tomar por seis meses, pois ela disse que apesar de ele ter melhorado ele não esta curados pois ainda faz os tiques então tem que ser medicado. Mas eu estou super resistente em relação a medicação, gostaria da sua opinião, muito obrigada!

Carlos Alberto Rey disse...

Cada caso tem de ser avaliado individualmente. Não há como indicar uma medicação sem conhecer o caso em detalhes.

Unknown disse...

Oi, "unknow", minha filha tem 4 anos como disse anteriormente e foi receitado p/ ela o Daforin...eu tb fiquei resistente e com medo e não dei... Ela tem feita terapia e tomado Neuleptil que é um calmante p/ a ansiedade... Só toma 2 gotas a noite, uma dose mínima ( o normal p/ idade dela é 8 gotas)e ela já melhorou uns 90%, graças a Deus... Então na minha experiência pessoal, foi ótimo não ter dado a fluoxetina... Inclusive pq eu tomo a paroxetina ( que é do mesmo grupo) há 12 anos e já tentei parar várias vezes e não consegui... espero ter te ajudado!

Carlos Alberto Rey disse...

Excelente, Ronnia!

vinha disse...

MEU FILHO DE 9 ANOS APRESENTA TIQUES NERVOSOS E TOMA 1 MG DE ORAP TODAS AS NOITES, OS TIQUES REDUZIRAM BASTANTE, POREM ELE É UMA CRIANÇA MUITO ANCIOSA E DEVIDO A PROXIMIDADE DE SEU ANIVERSARIO TEVE UMA CRISE GRANDE DE ANSIEDADE. A NEURO RECEITOU ENTÃO 10 GOTAS DE FLUOXETINA, MEU MEDO É DE CAUSAR DEPENDENCIA E TAMBÉM PQ O EXAME DE EEG DELE É ANORMAL, POREM ELE NUNCA APRESENTOU CONVULSÃO. O MESMO FAZ TRATAMENTO PISCOLOGICO TAMBÉM. A FLUOXETINA AUMENTA OU DIMINUI OS TIQUES? ELA PODE CAUSAR CONVULSÕES? MUITO OBRIGADA.

Carlos Alberto Rey disse...

A fluoxetina não causa dependência, de modo algum e é uma excelente medicação para auxiliar no tratamento do TOC. Também não é contra-indicado em função de alterações do EEG e não provoca convulsões.

Joseph disse...

Olá Dr. Carlos. Não sei se o sr. tem outro blog sobre a fluoxetina para adultos, mas vou "invadir" seu blog para tirar uma dúvida. Tenho 42 anos e sou um indivíduo muito nervoso, estressado, sem paciência e isso está afetando meu relacionamento pessoal e profissional. Fui a um psiquiatra e ele me receitou 1 comprimido de fluoxetina 20 mg por dia, após o café da manhã. Me disse que retornasse daqui a dois meses para uma nova consulta. quero fazer uso do medicamento, mas li a bula e vi que podem haver vários efeitos colaterais, entre eles agitação e nervosismo. Fiquei na dúvida, como a fluoxetina pode me ajudar a ficar mais calmo e controlado, se aumenta a agitação e o nervosismo? Agradeço a atenção!

Carlos Alberto Rey disse...

Certamente a bula cita, além dos efeitos coleterais, os efeitos desejáveis.
Acredito que deveríamos prestar atenção neles, pois os colaterais são muito raros...

Unknown disse...

Dr minha filha tem 3 anos chora muito se treme de nervoso por qualquer coisa nunca dormiu uma noite sem chorar muito meio da noite como se sentisse dor mas já fizemos vários não digo todos os q nos foi pedido e nada foi diagnosticado ela é super inteligente conversa tudo mas o estresse dela e contagiante; o pediatra agora receitou 10mg de fluoxetina por dia! O Dr sabe se esse remédio pode ajudar pois vi que ele é receitado quando já tem um diagnóstico. Como esse remédio agirá pra ajudar minha pequena tão nervosa? detalhe ela já é magrinha dizem que esse remédio emagrece. me ajuda!

Unknown disse...

Minha filha de 7 anos é tdah,é ansiosa, depressiva e está acima do peso (já teve pensamentos suicidas). Faz tratamento desde os 4 anos com topiramato e ritalina....mas nada d melhora. Há uns seis meses troquei de psiquiatra e ela receitou daforin. Minha filha é outra pessoa! Animada, não chora mais, come menos e dorme muito bem! As vezes temos q buscar outras opiniões mesmo, cada criança se dá melhor c determinada medicação. Ñ estou preocupada se ela vai tomar por um ou dez anos...o importante é que ela está se sentindo bem, em paz e tem sido muito bom pro desenvolvimento dela.

Carlos Alberto Rey disse...

A fluoxetina ajuda, sim, no tratamento para ansiedade e depressão, inclusive na infância.
Quanto a emagrecer... Seria muito bom se fosse verdade para todos os casos, pois teríamos um excelente recurso para o tratamento da obesidade, sem precisar recorrer às anfetaminas. Mas, não é o caso...
Pense com carinho em tratar sua filha com Homeopatia.

Unknown disse...

Boa tarde. Minha filha tem 10 anos e há cerca de 10 meses teve um medo extremo de uma chuva de vento, desde então ficou com medo extremo de chuva. Basta o tempo estar nublado que ela fica ansiosa e com medo, chega a chorar para não ficar na escola ou ter que sair de casa. Fiz um tratamento à base de Daforin com acompanhamento neuro-psiquiátrico infantil e psicológico, ela teve uma melhora substancial. Dentro de 02 meses e meio recebeu alta dos dois médicos. Mas agora quando fica nublado o medo voltou. Como ainda tinha o medicamento em casa estou dando novamente. Estou correto??? Tenho receio quanto ao medicamento poder trazer ideias suicidas.

Carlos Alberto Rey disse...

Eu sugiro que você procure o médico, pois todo tratamento deste tipo necessita do amparo do profissional para conduzi-lo.
Não tenho conhecimento de que a fluoxetina cause ideias suicídas, mas, pelo contrário, ela controla estas situações, habitualmente.

Paloma disse...

Olá,meu filho foi diagnosticado com tdah aos 5 anos,desde então toma ritalina la 20MG,e tomava risperidona,mas eu não estava vendo resultado com a risperidona,então a neuro passou orap,ele sempre foi uma criança com dificuldade de relacionamentos,sendo agressivo na escola,é em casa não para é agitado,desobediente,pula de um lado pra outro,se intromete na conversa dos adultos,mas na rua é tímido,ele sofreu um desmaio a 4 meses atrás.O eletro mostrou uma alteração nas ondas,sendo que a neuro não passou medicação para o desmaio,porque só aconteceu um episódio.A risperidona foi trocada pelo orap,mas estou com receio de comprar,posso tentar o orap em forma de homeopatia?Ele sempre foi uma criança muito medrosa também.Por favor preciso de uma opinião.Obrigada,Paloma.

Carlos Alberto Rey disse...

A homeopatia NÃO pode ser considerada como tratamento de escolha (ou seja, o mais importante) para um quadro de TDAH e dificuldades de relacionamento interpessoal.
Pode ser um tratamento complementar apenas.
Neste tipo de situação clínica tenho sempre encaminhado os pacientes para a Terapia Cognitivo Comportamental, que é fundamental para a reestruturação do conteúdo cognitivo e adaptação para o relacionamento familiar e social.
Quanto ao tratamento em si e a citação do medicamento não é recomendável fazer qualquer anotação sem conhecimento de causa do paciente como um todo.

Unknown disse...

Bom dia , minha neta tem 16 anos e tem sindrome do pânico e bipolariedade , o médico receito o fluoxetina 20 mg , 80 gotas diárias, pois a mesma reclama de tontura e dor no estomago, cheguei a pensar q a dose é muita, pois em comprimido são 4 para tomar todas as manhãs.
Gostaria de saber se o DR. pode me ajudar nessa duvida.

Carlos Alberto Rey disse...

Eu respondo apenas as perguntas feitas por remetentes que se identificam.

LABORATORIO DA LETRA CIXA disse...

Meu nome é Patricia simone meu filho tem 9 anos pesa 53 kilos é compulsivo toda.biz tem fome a fluoxetina resolveria o caso dele ??

Carlos Alberto Rey disse...

Patrícia, a fluoxetina pode ajudar, mas, para saber direitinho, é preciso que ele passe por uma avaliação médica adequada, pois existem outras possibilidades para o tratamento.

Unknown disse...

Olá Dr eu tenho amiga que o filho dela sofre de fogofobia, ela tem acompanhamento com psicólogo há 5 anos mas não tem melhoras , o que fazer conhece algum especialista na área q possa me ajudar.

Carlos Alberto Rey disse...

Infelizmente não conheço nenhum especialista que possa ajudar.

Unknown disse...

Boa noite, meu filho tem 8 anos e tem tiques, a psiquiatra prescreveu fluoxetina, e o neurologista orap, estou em dúvida sobre a medicação escolher, gostaria de orientação, obrigada e boa noite.

Carlos Alberto Rey disse...

Anderson, a resposta para o caso de seu filho só pode ser dada na possibilidade de avaliá-lo clinicamente. Não posso opinar sobre o caso dele.

Carlos Alberto Rey disse...

Anderson, a resposta para o caso de seu filho só pode ser dada na possibilidade de avaliá-lo clinicamente. Não posso opinar sobre o caso dele.

Unknown disse...

Olá Dr. Meu nome e Gisele tenho 37 anos tenho ansiedade de mais me dá tontura visão turva mudança de comportamento nervoso fadiga ect. e tomava paroxetina 20 mg por dia. Hj fui ao médico e ele trocou por fluoxetina esta certo?

Carlos Alberto Rey disse...

Gisele: a fluoxetina é uma ótima opção para tratamento de quadros como o seu.