Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Excesso de peso aumenta risco de acne em adolescentes

A prevalência de acne moderada a grave em adolescentes é de 10 a 20% e está associada a problemas psicossociais. Há um crescente interesse em estabelecer associações entre dieta, estilo de vida e acne. No entanto, as relações atuais permanecem controversas.

Por outro lado, o número de crianças e adolescentes obesos está aumentando. O objetivo do presente trabalho foi estabelecer uma associação entre o índice de massa corporal (IMC) e a presença de acne em adolescentes.

O estudo transversal, com cerca de 3.600 adolescentes, de 18 e 19 anos, que não estavam procurando por serviço de saúde, em Oslo, na Noruega, foi aprovado pelo The Regional Committee for Medical Research Ethics. Os pesquisadores descobriram que os adolescentes com sobrepeso ou obesidade - particularmente jovens do sexo feminino - foram significativamente mais propensos a desenvolver acne do que os adolescentes com peso normal.

As hipóteses que talvez possam explicar esta associação é que o excesso de andrógenos no organismo, em decorrência da obesidade, pode provocar acne. O fato de ter uma pele com aparência acneica pode causar tensão, liberando hormônios de estresse que pioram ainda mais as lesões.



Fonte: Archives of Dermatology - Volume 148, número 1, de janeiro de 2012

Nenhum comentário: