Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Para reforçar a memória





A memória é reforçada pela atenção, assim, toda vez que você quiser memorizar algo, como um número de telefone, pro exemplo, faça o possível para prestar atenção. Concentre-se naquilo que você quer “guardar” na memória, para facilitar o processo de memorização.

Memórias são como cartas, como emails, como correspondência. Se você não organizar por assuntos, se não priorizar, se “jogar tudo sobre a mesa”, estará colaborando para não lembrar, para realmente esquecer os assuntos. Quanto mais você organizar seus pensamentos, por temas, por importância, mais facilmente poderá se recordar dos fatos.

Assim, tente fazer sempre uma “ponte” entre o que você quer lembrar, com algo que seja marcante e importante previamente para você.

Quando as situações estão ligadas a fatores emocionais, são mais facilmente guardadas na memória, sejam por conta de situações agradáveis ou desagradáveis. Situações neutras são mais facilmente recordadas quando ligadas a outras que têm apelo emocional de qualquer espécie.

Existem técnicas que facilitam recordar que podem parecer sem importância, mas a ciência vem demonstrando que realmente são efetivas. É o caso de falar em voz audível para a própria pessoa, ou ainda, repetir várias vezes a informação que precisa ser armazenada na memória. São coisas simples que realmente funcionam.

O exercício de leitura, com concentração pronunciada, progressivamente favorece a memória.

Não se conforme dizendo para você mesmo “eu não irei lembrar”, pois estas auto-sugestões infelizmente bloqueiam e realmente impedem memorizar os fatos, as informações.

Então revise várias vezes aquilo que quer lembrar. Isso não é atitude a ser tomada apenas por pessoas com idade avançada, mas inclusive por estudantes jovens que desejam passar em prova ou em vestibular.

Técnicas que tornam o aprendizado agradável também favorecem a memorização. Você certamente irá se lembrar de algo que aprendeu quando assistiu alguma aula ou palestra executada por um professor que fazia a aula ficar mais agradável, usando alguma técnica de memorização que deixava o conteúdo alegre.

Nenhum comentário: