Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Balão Gástrico ajuda para emagrecer?




Com a proibição de inibidores de apetite derivados de anfetaminas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o controle maior sobre a sibutramina, outras alternativas para emagrecer devem ganhar destaque de agora em diante.

Uma delas, em potencial, é o balão intragástrico que acaba de ser lançado pela empresa Allergan, o primeiro aprovado não só para obesos, mas também para quem está com sobrepeso (IMC - Índice de Massa Corporal a partir de 27).

O procedimento sozinho não opera milagres. O balão é um facilitador. Para que o tratamento dê certo a longo prazo é necessário ter acompanhamento de nutricionista, preparador físico e psicólogo!

O tratamento multidisciplinar completo pode ter custo superior, mas os resultados são duradouros.

A estimativa é de que o custo chegue a até R$ 10 mil.

Não é indicado o procedimento sem o tratamento completo para ninguém, pois o acompanhamento dos outros profissionais fazem a diferença no resultado final!

As sessões com os profissionais devem ser realizadas assim que a decisão de colocar o balão é tomada, para se ter consciência das mudanças que virão depois do procedimento. É preciso modificar hábitos, ou a perda de peso fica limitada ao período em que o balão está no estômago - após seis meses é preciso retirá-lo. O indicado são duas consultas prévias com uma nutricionista e até três com uma psicóloga, mas cada caso é particular.

A verdade é que o paciente precisa mudar o "pensamento gordo", quer dizer, aproveitar o tratamento com o balão para alterar sua maneira de enfrentar a própria postura diante de suas expectativas diante da obesidade.

Nenhum comentário: