Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dor à relação sexual ou dispareunia





Chama-se dispareunia a sensação de dor nos órgãos genitais durante ou logo após as relações sexuais. Embora seja muito mais comum em mulheres, a dispareunia também pode afetar os homens.

A dor pode ter diversos graus, indo de um leve desconforto até uma dor intensa.

Causas de dor na relação sexual (dispareunia):

Causas orgânicas

Várias causas orgânicas podem gerar dispareunia. Aquelas dores que ocorrem imediatamente após a penetração ou ao simples contato com a vulva1, podem ser causadas, por exemplo, por:

º Infecções.
º Raspagem ou ferimento da vulva1 ou da vagina.
º Hímen que não rompeu completamente após as primeiras relações sexuais.
º Afecções dermatológicas.
º Lubrificação inadequada.

As dores que ocorrem após as relações sexuais acontecem ou por contrações uterinas intensas que se seguem ao orgasmo ou por uma infecção vaginal por fungos que provoca dor e ardência vaginal e/ou peniana.

A dispareunia pode ter tantas causas que é difícil compendiar todas: relações praticadas com certa violência, prolapso uterino, “queda da bexiga”, aderências do útero ou do ovário. Tumores uterinos, endometriose, etc.

Causas psicológicas

A dor nas relações sexuais pode ocorrer em função de conflitos ou bloqueios psicológicos ou educação sexual inadequada. Outra causa de dor que parece ter um significativo componente psicológico é o vaginismo, uma intensa contração involuntária da vagina que dificulta a penetração do pênis e pode provocar dor tanto à mulher quanto ao homem.

Tratamento

O tratamento da dispareunia depende de sua causa e pode exigir medicamentos ou mesmo cirurgias para corrigir a doença de base. Nas situações em que haja uma significativa participação do fator psicológico, uma psicoterapia ou um aconselhamento psicológico é indispensável.

Nenhum comentário: