Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Bactérias intestinais podem estimular ansiedade e depressão.





Pesquisadores da Universidade de McMaster, do Canadá, demonstraram a influência de bactérias presentes na flora intestinal no funcionamento do cérebro e, decorrência disso, no comportamento humano.

Nós já sabíamos que hospedamos inúmeros microorganismos, tendo convívio pacífico com todos, até por conta de que eles têm funções importantes para a digestão, metabolismo e absorção de elementos no aparelho digestório.

Mas eles são capazes de fazer mais do que o que Sabíamos até então.

O estudo, publicado no jornal científico Gastroenterology, os cientistas avaliaram o efeito da destruição bacteriana intestinal de ratos adultos por meio da administração de antibióticos e observaram mudanças importantes no comportamento dos animais.

Houve o surgimento de ansiedade e dificuldade de atenção.

A mudança comportamental foi acompanhada de elevação de um fator chamado “neurotrófico” derivado do cérebro e que está associado à depressão e à ansiedade.

Com a interrupção do uso dos antibióticos havia o restabelecimento da flora intestinal e o comportamento era normalizado progressivamente.

Em outro momento da investigação os cientistas inocularam bactérias provenientes de um animal de temperamento enérgico no intestino de outro roedor de comportamento tímido.

Perceberam que o animal “mais tranqüilo” passava a se comportar de modo mais ativo.

Resta saber se não há alguma interferência dos antibióticos no primeiro grupo de animais de laboratório submetidos ao experimento.

Nenhum comentário: