Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2011

Prevenção em saúde.





Preste atenção para alguns destes sinais ou sintomas que podem surgir ocasionalmente. Se acontecer, vá ao médico ou peça para alguém levar.

Perda de peso inexplicada

Perder peso sem esforço (sem redução da ingestão de calorias ao dia ou aumento das atividades físicas) pode parecer um sonho realizado, mas isto pode sinalizar um problema de saúde. Se você perdeu até 10% do seu peso corporal durante os últimos seis meses - por exemplo, 7 kg se você pesa 70 kg, consulte o seu médico.

A perda inexplicável de peso pode ser causada por várias condições, como, por exemplo, doença da tireóide (hipertireoidismo), diabetes mellitus, depressão, doenças do fígado, câncer ou doenças que interferem com a forma como seu corpo absorve nutrientes (distúrbios de má absorção).


Febre persistente ou alta

A febre não é necessariamente uma causa de alarme. Ela parece desempenhar um papel fundamental no combate às infecções. Se você tem uma febre que persiste por mais de três dias, no entanto, ela precisa ser verificada pelo seu médico. A persistência da febre pode sinalizar uma infecção oculta, como uma infecção urinária ou tuberculose. Em alguns casos, tumores (malignos) - tais como linfomas – podem causar febres prolongadas ou persistentes, assim como o uso de alguns medicamentos.

Se você tem uma febre alta, acima de 38,5°C, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.


Falta de ar

Falta de ar mais intensa do que aquela causada por um nariz entupido ou uma atividade física vigorosa pode sinalizar um problema de saúde subjacente. Toda pessoa com falta de ar ou chieira no peito deve procurar atendimento médico de emergência. Sentir falta de ar quando se está em repouso também é um sintoma que precisa ser avaliado prontamente.

Várias doenças podem levar à falta de ar, são alguns exemplos: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC = doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade para a respiração), bronquite crônica, asma, pneumonia, um coágulo de sangue no pulmão (embolia pulmonar), bem como outros problemas de coração e pulmão. Dificuldade para respirar também pode ocorrer nos ataques de pânico - episódios de ansiedade intensa que podem causar aumento da frequência cardíaca, sudorese, falta de ar e outros sintomas físicos.


Mudanças inexplicáveis nos hábitos intestinais

O padrão considerado de normalidade para os hábitos de defecação varia muito de um indivíduo para o outro. Consulte o seu médico se notar alterações no que é normal para o seu hábito intestinal. Essas mudanças podem incluir:

Sangramento nas fezes: tanto a presença de sangue escuro, como a de sangue vivo nas fezes deve ser avaliada por um médico.
Diarreia persistente ou constipação (ressecamento).
Dor ao evacuar.
Mudanças nos hábitos intestinais podem sinalizar uma infecção bacteriana – por exemplo por Campylobacter ou Salmonella - uma infecção viral ou parasitária. Outras possíveis causas incluem a síndrome do intestino irritável e o câncer de cólon.


Confusão mental ou alterações da personalidade

Você deve procurar, ou ser conduzido a um médico se apresentar:

Confusão mental súbita.
Desorientação em relação ao tempo ou lugar.
Problemas repentinos na concentração ou na memória.
Mudanças súbitas de personalidade ou no comportamento, tais como aumento da agressividade ou apatia.
Estas alterações podem ser causadas por muitos problemas, incluindo anemia, infecção, hipoglicemia, desidratação ou problemas de saúde mental. Às vezes, medicamentos podem gerar estes efeitos colaterais.


Sentir-se satisfeito depois de comer muito pouco

Pessoas que passam a se satisfazer depois de comer menos que o habitual, devem ser avaliadas pelo seu médico. Este sentimento, conhecido como saciedade precoce, também pode ser acompanhado por náuseas, vômitos, edema, febre, perda ou ganho de peso. Se assim for, não se esqueça de informar o seu médico sobre estes sinais e sintomas também.

Possíveis causas de saciedade precoce incluem a doença do refluxo gastroesofágico, comumente conhecida como DRGE, e a síndrome do intestino irritável. Em alguns casos, um problema mais sério - como o câncer de pâncreas - pode ser uma das causas.


Flashes de luz = chamamos de "escotomas", em medicina

Manchas brilhantes ou flashes de luz e outros distúrbios visuais por vezes indicam uma enxaqueca. Em outros casos, repentinas luzes piscando podem ser um sinal de descolamento de retina. A assistência médica imediata pode ajudar a prevenir a perda de visão permanente.

Tem mais, claro, mas essas já ajudam a observar um pouco mais para prevenir problemas mais sérios.

Nenhum comentário: