Pesquisar este blog

sábado, 2 de julho de 2011

Pão light e integral...





Gostei muito destas informações e resolvi compartilhar com você! Para quem acha que "pães integrais não engordam"...

Light, integral, com grãos ou de iogurte? A cada dia novos produtos chegam às prateleiras dos supermercados, mas as diferenças nutricionais não são tão significativas...

Dentre as marcas Wickbold, Nutrella, Panco e Pullman, praticamente não há diferença nas calorias do pão de forma comum para o light, integral ou com grãos. Apesar disto, é importante verificar a tabela para optar por produtos que tenham mais fibras e menos sódio, por exemplo.

O pão com menor quantidade de sódio é o Integral 15 grãos da Panco, com 76 mg de sódio a cada 50 g de produto (duas fatias e meia), uma fatia deste pão tem 30 mg de sódio. O mais rico em sódio é o pão de sanduíche light da Nutrella, cada 50 g do produto tem 303 mg de sódio, a maioria dos produtos das quatro marcas está entre 200 e 250 mg. Vale lembrar que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é a ingestão de no máximo 2,4 g de sódio por dia.

O pão mais calórico dentre os integrais, de fibras e lights, das quatro marcas pesquisadas, é o de ômega 3 da Nutrella, com 145 calorias em 50 g (2 fatias). Ele é rico em gorduras, pois o ômega 3 é um tipo de gordura, se consumida em quantidades adequadas é benéfica para o organismo, porém calórica. O pão menos calórico dos pesquisados é o Light integral sem casca da Wickbold, ele tem 99 calorias em 50 g (3 fatias). Já o pão da Nutrella tem a vantagem de ter mais fibras, 3 g (a cada 50 g) contra 2,5 do Wickbold.

O pão mais rico em fibras pesquisado foi o estar bem de aveia com linhaça da Wickbold, ele tem 7 g de fibras alimentares em 50 g (2 fatias), isso significa 28% das necessidades diárias de fibras. Já o mais pobre em fibras (dos que são vendidos como integrais ou ricos em fibras) é o pão integral da Panco, com 1,6 g de fibras em 50 g de produto (duas fatias e meia), esse valor é semelhante ao de pães de forma normais como o pão de forma Wickbold que tem 1,4 g de fibras a cada 50 g (2 fatias).

O pão pesquisado com mais gordura é o de linhaça e Kümmel da Wickbold, que tem 3 g de gorduras totais em 50 g (uma fatia e meia) de pão, 5% das recomendações diárias desse nutriente. Mas dessas gorduras, apenas 0,5 são saturadas (pior tipo de gordura para o corpo), representando 2% das recomendações diárias de gorduras saturadas. Os pães da linha light da Panco (exceto o light com soja) e alguns integrais da mesma marca (Integral e fibras, Integral e quinoa, integral 15 grãos e integral com linhaça) não possuem gorduras.

Alguns pães também são ricos em proteínas, como o light 7 grãos da Nutrella, que tem 10 g de proteínas (14% das necessidades diárias) em uma porção de 50 g ( 3 fatias). Já o pão light de linhaça com quinoa da Pullman tem 9 gramas a cada 50 g de produto, mas 2 fatias pesam 50 g. O mais pobre em proteínas é o Wickbold integral que tem 4,3 g de proteína por 50 g (2 fatias).

As marcas utilizam o padrão de porção de 50 g, facilitando a comparação, mas para quem quer emagrecer, é importante verificar quantas fatias do produto completam 50 g, já que consumimos por fatia e não por peso.

O pão de forma light sem casca da Wickbold, por exemplo, tem três fatias e meia em 50 g, então duas fatias deste pão para um sanduíche vão ter 29 g. Se este pão tiver a mesma quantidade de calorias do pão integral de grãos e castanha da Nutrella (que tem 1,5 fatias em 50 g, portanto duas fatias pesam 67 g) em 50 g, as duas fatias do Wickbold vão ter menos calorias. Nesta comparação, duas fatias do pão de forma light sem casca tem 73 calorias, já o de grãos e castanha tem 155 calorias, apesar de ambos terem quase a mesma quantidade de calorias em 50 g (o Wickbold tem 128 e o Nutrella tem 116).


fonte: UOL Ciência e Saúde!

Nenhum comentário: