Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Infertilidade




Pequenos comentários a respeito da infertilidade:

Primeiro, entendendo o que é infertilidade: ausência de gravidez após um ano de relações sexuais sem uso de qualquer método contraceptivo. As causas são de origem feminina e/ou masculina, isto é, tanto o homem como a mulher podem apresentar problemas que justifiquem a infertilidade.

No caso do homem, a varicocele é a causa mais freqüente para o problema (15% da população), mas há outros fatores: idade acima dos 55 anos, uso de antidepressivos, quimioterápicos, hormônios anabolizantes, medicamentos para hipertensão, presença de diabete, hipertensão, fibrose cística e outras causas.

Para a mulher, a causa mais comum é a obstrução tubária de variadas origens (aderência pélvica, endometriose, por exemplo), idade acima dos 35 anos e ovários policísticos.

Em ambos os casos, o tabagismo, alcoolismo, exposição a radiação, trabalho em locais com metal pesado (chumbo) são causas importantes para a infertilidade.

Mas existe, também, a infertilidade sem causa aparente, ou seja, nada que aparentemente justifique o problema.

O tratamento é dividido em dois grupos, os de baixa complexidade – indução da ovulação com coito programado e inseminação intra-uterina, cada um com seus detalhes e particularidades e os de alta complexidade – fertilização in vitro (FIV), que exige uma série de cuidados específicos. Existe dois tipos de FIV: a convencional a a injeção intra citoplasmática de espermatozóide, que seleciona um espermatozóide do material ejaculado para fertilizar um óvulo.

Enfim, uma tarefa muito bonita para um problema relativamente comum na atualidade.

Nenhum comentário: