Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Beber água em abundância faz bem?




Algumas pessoas costumam beber até 8 copos de água ao dia! Mas esquecem que o tempo de permanência no banheiro aumenta bastante, também!

Ao ler um artigo do American Journal of Physiology, pude notar que não há nenhum estudo que possa sustentar a afirmação de que beber muita água fz bem para a saúde.

Há, inclusive, pessoas que tomam dois, três ou quatro copos de água, em jejum! Mas, para quê? Alguns afirmam que faz uma "limpeza" no corpo, ao carregar as impurezas para fora através da urina, mas isso pode não ser verdade. Aliás, são afirmações empíricas, sem sustentação científica e mais parecida com mito.

Pesquisadores fizeram uma exaustiva investigação por toda a literatura técnica (científica) e descobriram que, na verdade, grandes quantidades de água são desnecessárias e que a sede regula nossa ingestão de água com bastante eficiência.

A hidratação pode ser suprida por meio de uma variedade de fontes, além da água, como, por exemplo, sucos, leite, frutas, legumes e muitos outros alimentos e bebidas.

O café não é exatamente um diurético, como afirmam popularmente: seu efeito estimulante produz uma perda pequena de água e o volume total de água que se ingere bebendo o café compensa em muito a pequena quantidade de água "perdida" na urina.

Entretanto, não há dúvida de que a água é fundamental para nosso organismo, pois ela transporta nutrientes, hormônios e oxigênio para as células e leva embora resíduos através da corrente sangüínea e do sistema linfático.

Ela também lubrifica as articulações, o aparelho digestório - facilitando a eliminação de fezes e tudo isso nos causa bem-estar.

Assim, de modo geral, deixe que sua sede regule a sua necessidade de ingestão de água e observe sua urina, pois se ela estiver muito escura, pode ser que esteja acontecendo algum grau de desidratação, portanto, beba água suficiente apenas para manter a urina com cor clara.

Aliás,o excesso de água pode causar vários problemas de saúde, tema que já abordamos nesse blog em publicação anterior.

Nenhum comentário: