Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade




Tratamentos não medicamentosos:

Neurofeedback

O Neurofeedback é um tratamento no qual se aprende a controlar padrões de funcionamento cerebral. No caso do TDAH, há um excesso de neurônios pulsando nas frequências mais lentas. Com o treino constante, o cérebro passa a pulsar mais rápido em situações que exigem atenção concentrada. O Neurofeedback é equivalente a uma “musculação para o cérebro”.

Para o treino, a pessoa é conectada a eletrodos, colocados sobre o crânio. Estes eletrodos captam os sinais elétricos emitidos pelos neurônios e os enviam a um computador, que transforma estes sinais em telas semelhantes a video-games. Mais sobre Neurofeedback...


Psicoterapia Comportamental-Cognitiva

Ao longo da vida, aprendemos formas de agir e pensar que se tornam hábitos - maneiras padronizadas e cristalizadas de ser, que ocorrem de forma automatizada. Muitos destes padrões são positivos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Até mesmo prestar atenção é uma forma de comportamento.

O objetivo mais amplo da psicoterapia comportamental-cognitiva é auxiliar o cliente a desenvolver novos padrões de comportamentos e de pensamentos e a motivação para construir uma nova estória de vida, com mais autonomia, satisfação e qualidade de vida.

Os objetivos e as técnicas específicas variam de acordo com a faixa etária (crianças, adolescentes ou adultos) e com as demandas de cada caso. Ainda assim, há aspectos comuns a todos os casos.

Os problemas comportamentais e cognitivos podem ser divididos em dois grandes grupos: excesso de comportamentos indesejados, negativos ou pouco adaptativos (como desorganização pessoal, dificuldades com auto-controle, expressão pessoal ou de relacionamento, comportamentos explosivos, adiamento crônico, pessimismo e preocupações crônicas, etc.) ou ausência de comportamentos desejados (capacidade de planejar e realizar, cumprir tarefas, assumir responsabilidades e riscos, capacidade de manter equilíbrio emocional e relacionamentos com mais qualidade, entre outros). Mais...


Coach Comportamental

O Coach Comportamental é uma atividade para adultos ou adolescentes mais amadurecidos. Tem por objetivo orientar o cliente em questões específicas, através do planejamento e implementação de treinamentos comportamentais.

Para casos de TDAH, o coaching inclui desenvolver e aprimorar o gerenciamento do tempo, organização pessoal, capacidades de planejamento, análise de situações e tomada de decisões, manejo de stress e ansiedade, treino para assertividade, entre outros focos.

Nenhum comentário: