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quinta-feira, 3 de março de 2011

Maior atenção à dor dos pacientes...






Cientistas suecos da Universidade Uppsala entrevistaram 759 pacientes em hospitais quanto às dores que eles sentiram e a atenção recebida de médicos e enfermeiros. Os participantes tinham de seis semanas a 95 anos e 52% do grupo eram mulheres.

Os resultados mostraram que 65% dos pacientes sentiram dor durante um período de 24 horas antes de que algum profissional perguntasse algo sobre o assunto. Desse grupo, 42% disseram que em uma escala onde 10 representava a pior dor que eles podiam imaginar, o nível da dor sentida por eles era 7. De cada 10 pacientes, 8 foram questionados sobre o nível de dor que sentiam, mas os profissionais de saúde pediram a menos da metade dos participantes que avaliassem o nível da dor de acordo com uma escala numérica.

O autor do estudo, Dr. Barbro Wadesten, diz que "administrar" a dor do paciente é muito importante. “A dor é uma parte natural de muitas condições médicas, mas ela pode ter um efeito negativo na qualidade de vida, no quão bem sucedido o tratamento é e no prognóstico do paciente”, ele afirma.

Do modo como muitas consultas são efetuadas atualmente, é difícil dar atenção para a dor alheia. É preciso ouvir, olhar e conversar. Muitos médicos agem como se fossem "videntes" e precrevem mesmo após um parco (porco?) contato com o paciente.

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