Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mais sobre Diabetes

Outros tipos de Diabetes

Diabete pancreático: causado por pancreatite crônica ou algum processo cirúrgico que tenha extraído parte do pâncreas (principalmente as regiões compostas pelas ilhotas - corpo e cauda). Como conseqüência, prejudica a produção de insulina.

Diabete medicamentoso: ocorre em decorrência do uso de alguns medicamentos que provocam o aumento da concentração de açúcar no sangue, durante um período prolongado. Geralmente após o uso os níveis de glicose voltam ao normal. Esses medicamentos têm ação hepática (no fígado), induzindo-o a produzir muito açúcar.

LADA (Latent Autoimmine Diabetes in Adults): é a forma tardia do DM1, em pessoas entre 35 e 60 anos, magras e com cetose (situação bioquímica anormal causada pela presença de corpos cetónicos ou cetônicos no sangue). Atinge entre 2 a 12% das pessoas, atualmente algo em torno de 1,4 milhões de pessoas no Brasil. Também conhecido como Diabete tipo 1,5 (Type one-and-a-half), costuma ser confundido com o DM2. A principal diferença com relação ao DM1 é a progressã lenta (latente) para a necessidade de usar insulina sub-cutânea. Entretanto, o LADA possui maior risco de desenvolver complicações cardio-vasculares.

Nenhum comentário: