Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Higiene Dental é fator importantíssimo para evitar doenças do corpo todo

A má higiene oral está associada a aumento do risco para doença cardiovascular e baixo grau de inflamação, ainda que a natureza causal desta associação ainda não esteja complemente determinada.

Em uma pesquisa recente sobre doenças cardiovasculares, notou-se uma relação muito íntima entre os problemas odontológicos (particularmente má higiene com suas conseqüências) e as doenças do coração.

Ocorreram ao todo 555 eventos de doenças cardiovasculares em uma média de 8,1 anos de acompanhamento, dos quais 170 foram fatais.

Em 74% (411) dos eventos de doença cardiovascular, o diagnóstico principal foi doença arterial coronariana. Os participantes que relataram uma higiene oral ruim (nunca / raramente escovavam os dentes) apresentaram aumento no risco de eventos cardiovasculares. Eles também apresentavam maiores concentrações de proteína C reativa e fibrinogênio, resultados de exames de laboratório que mostram as reações bioquímicas do organismo diante de processos inflamatórios.

É um índice muito elevado nesta ligação entre um quadro e outro, ou seja, entre pessoas que não escovam os dentes, o nível de problemas cardíacos é muito elevado; portanto, é fácil de concluir que é muito mais simples passar fio dental após cada refeição e, em seguida, escovar os dentes, para se proteger um pouco mais dos riscos cardíacos. E isso vale para homens e mulheres...

Nenhum comentário: