Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pesquisador identifica proteínas que podem diagnosticar câncer de tireoide.

Descoberta deve possibilitar a criação de um exame que diferencie com precisão os nódulos benignos dos malignos, evitando intervenções desnecessárias. Análise pós-operatória indica que apenas de 5% a 10% das pessoas que extraem a glândula tinham tumor.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificaram um conjunto de proteínas que pode ajudar no diagnóstico do câncer de tireoide. A ideia é criar um exame capaz de diferenciar com precisão os nódulos benignos dos malignos, evitando intervenções cirúrgicas desnecessárias. Os testes clínicos começam em janeiro.

Até a década passada, quando a apalpação era a principal forma de detectar nódulos na tireoide, as anomalias eram verificadas em 7% dos adultos. À medida que o exame de ultrassom se tornou comum, nódulos pequenos passaram a ser identificados em mais de 60% dos pacientes.

O desafio hoje é identificar quais lesões são, de fato, perigosas. O método mais usado atualmente é a punção aspirativa por agulha fina (Paaf), que consiste na retirada de células da região para análise no microscópio. O problema é que em 30% dos casos o resultado desse exame é inconclusivo e os pacientes precisam ser submetidos à cirurgia para confirmação do diagnóstico.

Nenhum comentário: