Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Obesidade e desnutrição da vida adulta

Quando falamos em desnutrição, todos nós, imediatamente, pensamos em crianças. Acontece que a prática de dietas de moda e o culto ao peso ultra magro tem nos trazido esse personagem da desnutrição em adultos com sobrepeso e obesidade. Aqui a maioria absoluta são as mulheres. Elas são as maiores vítimas de carências nutricionais na vida adulta.
Além do culto à magreza, as mulheres saíram de casa e enfrentaram o mercado de trabalho, passaram a comer fora e recorreram ao delivery. Muitas atribuições domésticas elas foram obrigadas a manter, mas não cozinham mais. O resultado de tudo isso são as freqüentes queixas de queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças, infecções ginecológicas de repetição e cansaço crônico.

O público feminino é muito susceptível aos modismos e aderem com muita facilidade a situações alimentares de risco. Um exemplo claro disso, é a crescente restrição ao leite de vaca, sua mais importante fonte de cálcio. Esse fator talvez seja o mais importante para a ocorrência de osteopenia e osteoporose, tão comum entre elas.
Todas as dietas que são veiculadas pela mídia, as mulheres encaram sem o menor constrangimento e nem questionam restrições alimentares absurdas. Para completar o risco de desnutrição na mulher adulta, está o fato de que elas menstruam mensalmente, perdendo assim uma grande quantidade de ferro, e com ele, o risco de anemia.

fonte: Comer Sem Culpa

Nenhum comentário: