Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Saúde abordará pessoas nas ruas de SP para alertar sobre drogas, álcool e fumo.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) promove a partir desta quarta-feira, 15, ações nas ruas da capital paulista para alertar a população sobre o risco do uso de drogas, álcool e tabaco e para encaminhar pacientes a tratamento.

A abordagem vai ocorrer também nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, em locais de grande circulação de pessoas, das 9h às 15h. Além da distribuição de material informativo, haverá aplicação de testes rápidos para identificar o grau de dependência das pessoas. Aquelas com maior risco serão orientadas a procurar acompanhamento especializado em uma unidade de saúde.

Um dos testes a ser utilizados será o Assist (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening), de padrão internacional, que consiste em um questionário para identificar rapidamente o perfil do uso de substâncias psicoativas. Os fumantes também serão submetidos a um exame de monoximetria, que mede o nível de monóxido de carbono expirado.

Se alguém passar pelo teste, me avise. Gostaria de saber como se sente.

Nenhum comentário: