Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mecanismo genético pode explicar vício em cocaína.

Pesquisadores americanos realizaram estudo que identificou um mecanismo genético que ajuda a explicar o vício em cocaína.

Os pesquisadores do National Institute on Drug Abuse (NIDA), nos Estados Unidos, realizaram a pesquisa dando a um grupo de camundongos doses repetidas de cocaína, enquanto um segundo grupo recebia injeções de uma solução salina.

Ao término do estudo, o segundo grupo recebeu uma única dose de cocaína.

Com isto, os cientistas puderam determinar os efeitos no cérebro do consumo regular de cocaína e compará-lo com o impacto de apenas uma dose da droga.

O estudo constatou que como a cocaína atua em um processo chamado epigenético – quando a expressão de um gene é modificada nos circuitos cerebrais do prazer, que são os primeiros afetados pelo consumo contínuo de qualquer droga.

O estudo revelou também que um dos mecanismos pelos quais a cocaína altera os centros de prazer no cérebro consiste em neutralizar uma enzima que tem papel importante no controle da expressão de um gene.

O primeiro grupo da pesquisa mostrou alterações importantes da expressão do gene, além de terem se habituado ao consumo da droga.

Porém, no estudo, os pesquisadores mostraram – pela primeira vez – que é possível bloquear a alteração da expressão do gene, provocada por doses regulares de cocaína, impedindo o vício na droga.

De acordo com Nora Volkow, diretora do NIDA, esta descoberta fundamental avança nossa compreensão do mecanismo do vício em cocaína.

E acrescentou dizendo que, para ela, o estudo oferece um novo alvo potencial para o desenvolvimento de um tratamento para combater o vício.

Nenhum comentário: